IFSertãoPE celebra Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco e Dia Mundial do Meio Ambiente

0

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realiza, nos dias 3 e 4 de junho, evento em alusão ao Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A data foi instituída pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do rio e mobilizar para o uso responsável dos recursos hídricos.

A programação tem início às 8h, com um bate-papo com a professora Elizângela Souza, autora do livro “Conhecendo os peixes do rio São Francisco”. Em seguida, haverá uma visita à sala da Coleção de Peixes do rio São Francisco, localizada no Laboratório de Piscicultura.

A partir das 9h30, acontece a apresentação de teatro “Os peixes do Rio São Francisco” e às 10h será ministrada a oficina “Confecção de peixes com papietagem”, no Núcleo de Arte e Cultura do campus. A programação se repete no turno da tarde e no dia 4 de junho.

MEIO AMBIENTE – Já no dia 5 de junho, através dos projetos Trilha Ecológica Inclusiva, Horto Medicinal Orgânico, Núcleo de Extensão em Agroecologia (NEA) e Meliponário Didático, o campus Petrolina Zona Rural celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A programação terá início às 8h, com dois momentos simultâneos. O grupo formado por estudantes do Ensino Fundamental participará da inauguração da Trilha Ecológica Kids Inclusiva e visita ao Meliponário, concluindo com um piquenique no Horto Medicinal Orgânico.

Já o grupo formado por estudantes do Ensino Médio e Superior participará de visita ao Horto Medicinal Orgânico e em seguida farão a Trilha Ecológica Inclusiva, com o lançamento do Triciclo movido a energia solar, concluindo com visita ao Meliponário.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.

Ambos eventos são voltados ao público externo, mas já contam com grupos de estudantes definidos para participação.

Fonte: Ascom IfsertãoPE