Especialista alerta para risco de lesões, ressecamento e alergias oculares
Próximo aos festejos de São João, o clima é de alegria, cores vibrantes, danças de quadrilha, comidas típicas, fogueiras e fogos de artifício. Mas, apesar da comemoração, os cuidados com os olhos nessa época devem ser redobrados. Isso porque a exposição à fuligem, ao calor excessivo e aos resíduos dos fogos de artifício, como a pólvora, pode causar diversos problemas oculares, desde lesões como queimaduras por fogos, ressecamento causado pela fumaça e alergias oculares, até casos mais graves, como a perda da visão.
“Irritação simples, queimadura na superfície (córnea e conjuntiva), trauma contuso que pode ter diversos desdobramentos, como sangramento intraocular, catarata traumática, edema na retina, trauma severo com perfuração ocular são algumas das lesões causadas”, explica a oftalmologista Marilia Medeiros, do Instituto de Olhos do Recife (IOR).
A médica ainda dá dicas do que fazer para se proteger ou caso alguma situação ocorra.
“Usar óculos de proteção ao acender fogueira e fogos, não olhar diretamente para a fogueira por muito tempo, pois pode levar a uma queimadura na retina. Em caso de acidente, lavar abundantemente o olho com água potável, lubrificante ou soro e procurar atendimento médico oftalmológico”.
Recomendações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB) para proteger a visão:
- Evite soltar fogos de artifício – além de ilegais em muitos casos, representam alto risco de acidentes oculares graves.
- Use óculos de proteção – especialmente ao se aproximar de fogueiras ou manusear fogos de artifício em locais autorizados.
- Mantenha distância segura – de fogueiras, áreas de preparo de alimentos quentes e locais onde há manipulação de materiais inflamáveis.
- Não utilize líquidos inflamáveis – como álcool ou gasolina para acender o fogo, e jamais tente reacender fogos que falharam.
- Redobre a atenção com as crianças – mantenha-as longe do fogo, da cozinha e dos fogos de artifício. Nunca cozinhe com uma criança no colo.
- Em caso de lesão ocular – lave o olho com água corrente em temperatura ambiente e procure imediatamente um oftalmologista ou serviço de emergência – não aplique gelo, pomadas caseiras ou remova tecidos. (Foto: Digital image)