Em alusão ao Dia D da Saúde Ocular, celebrado nesse 10 de julho, a UPAE Petrolina chama a atenção da população para a importância da prevenção e do acompanhamento regular com o oftalmologista. A data foi criada para reforçar hábitos simples que podem evitar problemas sérios de visão no futuro como a cegueira.
De acordo com a especialista da unidade, Candice Costa, muitas doenças oculares são silenciosas e só apresentam sintomas em estágios mais avançados, “como é o caso do glaucoma que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos no mundo poderiam ser evitadas com consultas periódicas ao oftalmologista, mesmo para quem não sente desconfortos aparentes. “Temos ainda a catarata, a retinopatia diabética e a degeneração macular, relacionada a idade”, observa a oftalmologista.
Cuidados essenciais
Além dos exames de rotina, Candice Costa lembra que é fundamental adotar hábitos diários que contribuem para a saúde dos olhos, como manter uma boa hidratação, alimentação equilibrada, rica em vitaminas A, C e E, utilizar óculos de sol com proteção UV, evitar coçar os olhos e não compartilhar itens pessoais como maquiagem, que podem transmitir infecções.
Em caso de irritações, vermelhidão persistente ou alterações na visão, a orientação é buscar avaliação médica o mais rápido possível.
Referência para os municípios que integram a VIII Geres, a UPAE Petrolina mantém o compromisso de orientar à população e fortalecer o cuidado integral, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da comunidade.
Fonte: Assessoria UPAE