A comunidade da área irrigada de Petrolina será contemplada com uma nova edição do programa “Bora Petrolina”, maior iniciativa de serviços gratuitos promovida pela prefeitura. Desta vez, a ação acontece no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 7, das 8h às 13h, na Escola Municipal Bruna Negreiro e deve alcançar diretamente moradores de pelo menos cinco núcleos da região.
Em entrevista ao vivo, o coordenador do programa, Elton Guimarães, explicou os detalhes da edição e revelou as novidades previstas para o mutirão.
“É a 16ª edição, né, que vai acontecer lá no N7. Ali a gente vai contemplar cinco núcleos: C3, N7, N8, N9 e N11. A gente tá muito entusiasmado com essa edição lá na área irrigada. É a quinta edição que levamos pra essa região. Nós já fomos para Bebedouro, N10, Maria Teresa… enfim, a gente tá chegando forte lá novamente com algumas novidades. A cada edição, a cada entrevista, a gente traz um reforço a mais. E desta vez, vamos com uma parte de saúde bem forte, desde vacinação, ventosa, até consultas médicas.”
Além dos atendimentos de saúde, a programação inclui serviços jurídicos, atividades infantis, emissão de documentos, atendimentos de beleza e até reparo de celulares, como detalha o coordenador:
“Vamos estar lá com a questão também das consultas jurídicas, distribuição de mudas e a novidade é que conseguimos um novo parceiro. Além de levar toda uma infraestrutura de VS, ele vai também levar uma bancada para que possa ser feito o conserto de celulares. A gente delimita ali os bairros e localidades que serão contemplados. E enquanto o pai vai fazer o seu trabalho, a mãe resolve alguma demanda, a criança fica por conta da Secretaria de Educação: vai ter TikTok, contação de história, pintura facial, espaço de criatividade…”
Beleza, bem-estar e documentação
Outro destaque da programação é a oferta de serviços de beleza e cidadania. Várias instituições estarão presentes com cabeleireiros, maquiadores e técnicos de estética:
” A gente vai com três instituições que vão levar cabeleireiros: Instituto Nilo, Fundação Nilo Coelho e o Sebrae. E o Senac também vai estar presente. Vai ter estrutura completa de beleza: esmaltação, design de sobrancelha, maquiagem. É serviço completo! Na parte jurídica, a gente costuma dizer que cuida até dos animais. Vai ter castração. Inclusive, a equipe do CCZ chega lá às 10h da manhã para fazer a triagem e, no dia seguinte, realizar as cirurgias. Tudo gratuito. Vai ter vacina antirrábica também.”
Cuidado com o meio ambiente e apoio da prefeitura
A distribuição de mudas nativas será feita pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), e medicamentos serão entregues a quem levar receita médica:
“A alma vai estar lá distribuindo mudas de plantas nativas para quem quiser plantar na frente de casa. E a farmácia também vai estar lá fazendo a distribuição de medicamentos. Você que está com sua guia, procura a farmácia que terá esse ponto de atendimento.”
Segundo o coordenador, o sucesso do programa é reflexo direto do empenho do poder público:
“ Agora, especialmente lá no N7, a gente chega com a Defensoria Pública para tratar de reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia…Vai ter também atendimento para emissão de documentos: título de eleitor, CPF, alistamento militar, tudo através de parcerias com os Correios, Junta Militar e a Procuradoria do Município.”
Vereador destaca articulação e convida população da área irrigada
Presente à organização do evento, o vereador Major Enfermeiro destacou a articulação feita para levar os serviços à área irrigada e reforçou o convite à comunidade local:
“Quem você falou aí são mais de 120 serviços. E aí eu vinha conversando com você, tive uma reunião, pedi que colocasse lá no N7 para também atender o N8, o C3, o N9, o N6, as pessoas que moram nos lotes. A gente fica feliz com tanto serviço prestado. Estou fazendo um convite especial aí para todos da área irrigada comparecerem amanhã às 8 horas para muito serviço. Inclusive, advogados, INSS, né? Você já deve ter falado aí. Eu queria conversar com toda área irrigada: N8, C3, N6. Eu vim ali agora e tinha uma mulher que ligou do N6 perguntando: ‘A carreta do Bora vai estar no N6?’ E eu disse: ‘Não é carreta não, é escola. É o trem!’. Mas é o trem mesmo, carregado com 120 serviços prestados!”