Nessa sexta feira (18), a Prefeitura de Petrolina e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 13ª Conferência Municipal de Saúde que reuniu cerca de 220 participantes entre gestores e prestadores de serviço, trabalhadores da saúde, pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) e ouvintes. O evento teve como objetivo principal construir de forma coletiva propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2026-2029. Durante o evento, os participantes também puderam se vacinar contra a influenza.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades do Executivo e Legislativo, além de representantes da sociedade civil. A conferência também teve como destaque a palestra da professora doutora Karla Daniele Luz, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), que abordou o tema da Humanização no SUS.
Os participantes se dividiram em quatro eixos temáticos para discutir propostas: Acolhimento e o Cuidado Humanizado na Atenção Primária: A Porta de Entrada do SUS; Integração e Humanização da Rede de Atenção Especializada: Fluxos, Referências e Contrarreferências que Cuidam; Vigilância em Saúde e Promoção da Qualidade de Vida: Prevenindo Agravos e Fomentando o Cuidado Ativo e Participação Social e Protagonismo do Cidadão: A Voz da População na Construção de um SUS mais Humanizado, Democrático e Resolutivo.
Após intensas discussões e votações dentro de cada eixo temático, as propostas foram levadas para a plenária final, onde 128 delegados, representantes da gestão, trabalhadores da saúde e usuários, analisaram e aprovaram 40 propostas prioritárias.
Essas propostas serão incorporadas ao Plano Municipal de Saúde e vão orientar as políticas públicas do setor no período de 2026 a 2029, reafirmando o compromisso com a construção de um SUS mais eficiente, humanizado e participativo.