Com o compromisso de construir uma cidade mais justa, plural e inclusiva, a Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu nesta quinta (24) e sexta-feira (25), a 2ª Conferência Municipal da Igualdade Racial. O evento representou um marco no fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial, ao combate ao racismo e à valorização da diversidade cultural.
A programação foi dividida em dois momentos, na quinta-feira (24), a conferência aconteceu no Colégio Estadual Agnaldo Almeida, no distrito de Santana do Sobrado. Já na sexta-feira (25), foi a vez da sede do município sediar as discussões, no Colégio Estadual de Casa Nova, na sede do município, reunindo representantes de diversos segmentos sociais.
“A conferência foi um momento de grande aprendizado e troca. Cada fala, cada escuta, reforçou o quanto é necessário mantermos o diálogo aberto com quem vivencia, na prática, as desigualdades. Saímos fortalecidos e mais conscientes do nosso papel na construção de políticas públicas verdadeiramente inclusivas”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Social, Alex de Santana.
Com apresentações culturais, rodas de diálogo, debates e escutas coletivas, o evento mobilizou lideranças comunitárias, juventudes, povos tradicionais, movimentos sociais e servidores públicos, criando um espaço democrático para a formulação de propostas e ações no enfrentamento às desigualdades raciais.