O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aprovou, no final de junho, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia, com ênfase na educação no campo. A proposta prevê a implementação do curso no Campus Juazeiro, no turno noturno. Para que a criação do curso seja efetivada, ainda será necessário o cumprimento de outras etapas, como a aprovação pelo Ministério da Educação (MEC).
A comissão responsável pela elaboração do PPC foi instituída pela Portaria nº 2.575, de 25 de novembro de 2024, e composta pela presidente da comissão, professora Maéve Melo dos Santos, do Colegiado de Geografia; pelo professor Reginaldo Pereira dos Santos Junior, do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Senhor do Bonfim; pelo professor Adelson Dias de Oliveira, do Colegiado de Ciências Sociais; pela professora Camila Batista Gama Moura, do Colegiado de Licenciatura em História; e pela pedagoga Abimailde Maria Cavalcante Fonseca Ribeiro, da Secretaria de Educação a Distância (SEAD).
O PPC prevê duração de oito semestres do curso, com disciplinas voltadas para o ensino em áreas rurais. A graduação também dará suporte à oferta do curso de Pedagogia na modalidade EAD e a projetos de licenciatura, como o PIBID da Univasf, além de dialogar e contribuir com o Mestrado em Ensino e Extensão Rural.
A carga horária total do curso é de 3.275 horas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias, optativas, eletivas, estágio supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Núcleo Temático e atividades acadêmicas, científicas e culturais. Além disso, o curso contará com 330 horas destinadas a ações de extensão, por meio de componentes curriculares como: Introdução à Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Campesinato no Semiárido; Pedagogia da Alternância; Fundamentos Teóricos e Práticos da Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro; Núcleo Temático: Organização de Escolas do Campo e Classes Multisseriadas; Extensão Rural; Projeto Investigativo e Vivencial em Educação do Campo; e Educação Ambiental e Agroecologia.
O professor Reginaldo dos Santos Junior, integrante da comissão que elaborou o PPC, destaca a contribuição do curso na valorização da educação do campo. “O curso tem o objetivo de formar educadores com identidade para atuar em escolas e instituições de ensino voltadas às populações do campo”, ressaltou.