Para encerrar a Semana Mundial da Amamentação, o Forró do Peito 2025 foi pura animação e teve um significado ainda mais especial: a festa deste ano marcou as comemorações pelos 30 anos do Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (Biama) do Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, pertencente a rede estadual de saúde. O evento, realizado nesta sexta-feira (8), reuniu profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes numa celebração que uniu música, cultura e conscientização.
Ao som de Adãozinho de Rajada e Katin, a tradicional “quadrilha da amamentação” colocou todo mundo para dançar. Já os irreverentes personagens Dona Mamada e o Zé do Peito, arrancaram risadas e aplausos do público presente, levando com leveza uma mensagem séria sobre a importância da amamentação.
Coordenadora do Biama, a médica pediatra Drª Flávia Guimarães destacou a alegria de comemorar três décadas de história com quem faz parte dessa trajetória. “A gente sempre encerra com a grande festa do Forró do Peito com o objetivo de comemorar junto com as mães que têm acesso ao Biama esse apoio que damos a esses bebês. Queremos incentivar a conscientização dos benefícios de amamentar”, afirmou.
Entre os momentos mais emocionantes do evento, esteve o depoimento da dona de casa Jéssica Silva, mãe de um bebê que está internado no HDM. “O Biama tem uma importância muito grande para a minha família. Sou mãe de três filhos e não pude amamentar os dois primeiros. Mas dessa vez, o Biama me ajudou a amamentar e ontem foi a primeira vez que eu consegui amamentar o meu filho com o apoio da equipe. Foi muito emocionante pra mim”, contou.
O cantor Adãozinho de Rajada também deixou sua mensagem sobre a importância de participar do evento: “Doamos um pouco de forró para incentivar que as mães continuem doando o leite também. Assim ajudamos na conscientização de outras pessoas. Sempre que posso, apoio o Forró do Peito fazendo a nossa parte.”
A festa encerrou com todos cantando parabéns pelos 30 anos do banco de leite humano do HDM, um momento simbólico que celebrou não apenas a história do Biama, mas também o futuro que continua sendo construído com amor, cuidado e leite materno.