A Câmara de Vereadores de Petrolina foi reinaugurada na noite deste sábado (09), numa solenidade que contou com a presença de autoridades, lideranças políticas e membros da comunidade. As obras de ampliação e modernização da Casa Plínio Amorim começaram em 2023, na gestão do então presidente Aero Cruz, e tinham previsão inicial de entrega para julho de 2024. Mas, após uma paralisação, os trabalhos foram retomados em fevereiro de 2025, sob a presidência de Osório Siqueira.
O objetivo da intervenção foi modernizar as instalações do Poder Legislativo Municipal, oferecendo melhores condições de trabalho para vereadores, servidores, imprensa e população.
Em entrevista ao Nossa Voz, o ex-presidente da Casa, vereador Aero Cruz, ressaltou a satisfação de ver a conclusão de um projeto iniciado em sua gestão.
“É uma satisfação muito grande ter colocado esse projeto em prática. Deixamos a estrutura praticamente pronta e a nova mesa diretora está inaugurando hoje. Era um projeto audacioso, pensado para oferecer a melhor estrutura para a imprensa, para a população e para receber autoridades. Fico feliz de ter sido o presidente que iniciou essa obra, sempre pensando grande e no futuro. Hoje temos a melhor estrutura do Estado de Pernambuco para o Poder Legislativo, o que é importante para a cidade e para a classe política. Também destaco a importância da sala de imprensa, que agora tem ótimas condições para o trabalho de cobertura jornalística da Casa”, afirmou.
O prefeito Simão Durando destacou o simbolismo da entrega e a importância da obra para a história de Petrolina.
“Esta noite ficará marcada na história da cidade. Estamos entregando um dos prédios públicos mais modernos de Pernambuco. Petrolina é uma cidade visionária, construída por homens e mulheres valentes. Quero reconhecer o trabalho de quem iniciou este projeto, o ex-presidente Aero Cruz, e parabenizar o presidente Osório Siqueira pela entrega. Essa reforma era necessária para dar mais conforto à população que procura a Câmara. Em setembro, vamos lançar o maior pacote de investimentos da história de Petrolina, dobrando nossa capacidade de investimento para R$ 200 milhões por ano. Reafirmo meu compromisso de trabalhar pelos quatro cantos da cidade, especialmente pelas áreas periféricas”, disse.
Responsável por concluir e entregar as obras, o atual presidente da Câmara, Osório Siqueira, ressaltou o esforço conjunto para viabilizar a inauguração.
“Era um momento muito esperado. Desde que assumimos, a prioridade foi retomar essa obra, pois o prédio antigo não tinha condições de atender à população. Fizemos alterações no projeto original para viabilizar a entrega mais rápida e reduzir custos, sem perder a qualidade. O contrato era de aproximadamente R$ 20 milhões, mas conseguimos concluir gastando menos, priorizando o que era mais necessário neste momento. Melhoramos a iluminação do plenário, instalamos mais de 100 aparelhos de ar-condicionado e finalizamos toda a parte de estrutura física, hidráulica e elétrica. Reconhecemos a iniciativa do ex-presidente Aero Cruz, mas foi preciso diálogo com vereadores, jurídico da Casa e órgãos de controle para encontrar a melhor solução”, explicou.
A nova sede da Câmara de Vereadores de Petrolina está localizada na Praça Santos Dumont, no Centro, em frente ao Fórum da cidade.