Com os recentes debates em torno da segurança pública no município, a Prefeitura de Petrolina deu mais um passo importante para reforçar a segurança e a proteção da população. Na última semana, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Fundo Municipal de Segurança Pública, um instrumento financeiro que permitirá ampliar investimentos e viabilizar projetos estratégicos no setor.
Criado no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o fundo tem como objetivo garantir recursos para adequação, modernização e aquisição de equipamentos, viaturas e novas tecnologias para os órgãos municipais de segurança, como a Guarda Civil Municipal (GCM), o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
O mecanismo será gerido pela Secretaria de Segurança Pública, que além de contar com recursos do orçamento municipal poderá receber transferências estaduais e federais, convênios, doações e outras fontes previstas em lei. Essa estrutura vai assegurar que Petrolina possa implementar de forma permanente as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Sistema Único de Segurança Pública, integrando ações locais às estratégias nacionais de segurança.
Com o Fundo Municipal de Segurança Pública, o município reafirma seu papel ativo na construção de uma cidade mais segura, preparada e alinhada às melhores práticas de gestão e integração no setor.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Segurança Pública
Foto: Prefeitura de Petrolina.