Pernambuco registra avanços no combate à criminalidade em julho

0

Estado alcança quedas expressivas em roubos a coletivos, subtração de celulares e crimes patrimoniais, consolidando quatro meses seguidos de redução, no comparativo ao mesmo período do ano anterior

Pernambuco registrou, em julho de 2025, avanços significativos no combate à criminalidade, consolidando o quarto mês consecutivo de retração nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). O destaque ficou para os roubos a coletivos, que tiveram uma redução de 50,8% em relação ao mesmo período do ano passado, caindo de 59 para 29 ocorrências. No acumulado de janeiro a julho, a queda chegou a 7,3%. Os resultados refletem o esforço integrado das forças de segurança, com ações de inteligência, presença ostensiva e operações especiais. A Força-Tarefa (FT) Coletivos tem aprimorado a precisão no enfrentamento aos grupos criminosos, identificando horários e locais mais vulneráveis.

Nesse esforço, a Polícia Civil atua com inteligência e investigações, além de realizar a prisão de pessoas reincidentes na prática de assaltos a coletivos, garantindo maior efetividade às ações preventivas e repressivas. Já a Operação Transporte Seguro, reforçada pela atuação da Polícia Militar com patrulhamento embarcado, abordagens estratégicas e mapeamento de áreas críticas, tem sido essencial para a proteção de um sistema de transporte que realiza 570 mil viagens de ônibus mensalmente na Região Metropolitana do Recife. Medidas complementares, como a “Operação Medina” em dias de jogos, feriados e finais de semana, contribuem para coibir delitos como depredação de veículos e o perigoso “surf em ônibus”.

Outro indicador positivo foi a redução de 14% no número de celulares subtraídos em julho, somando quatro meses seguidos de queda. Apenas no mês passado, 860 aparelhos foram recuperados, e no acumulado do ano esse número chega a 5.529. No conjunto dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), a retração foi de 4,3% em julho e de 3,7% no acumulado de 2025, configurando o segundo melhor resultado da série histórica para o mês, com 3.591 casos, atrás apenas de 2023.

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o momento é de confiança. “Com a entrada dos 2.299 novos policiais militares que já estão nas ruas e o total de 7 mil integrantes às forças de segurança até o próximo ano, os resultados, já obtidos, seguirão em queda. O Governo de Pernambuco está cumprindo a promessa de reaparelhamento e fortalecimento da segurança pública, garantindo mais proteção para a população”, afirmou o gestor.

O balanço também mostra impacto positivo na redução de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), que caíram 13,8% em julho, passando de 275 para 237 casos. A produtividade policial reforça esse cenário: nos sete primeiros meses de 2025 foram 18.195 conduções em flagrante delito de todas as modalidades criminosas, entre elas crimes de homicídios, crimes patrimoniais, violência doméstica e tráfico de entorpecentes. Além da apreensão de 3.508 armas. As estatísticas são consolidadas pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social.