Em entrevista nesta quinta-feira (21) ao programa Nossa Voz, o secretário de Saúde de Petrolina, João Luís Nogueira, detalhou uma série de investimentos que devem impactar diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Entre as novidades estão a ampliação do tratamento fora de domicílio (TFD), credenciamento de novas unidades básicas de saúde (UBSs), liberação de equipamentos médicos e o início, já em setembro, da construção do Hospital dos Olhos Altino Ventura.
De acordo com o secretário, Petrolina foi contemplada pelo Ministério da Saúde com três unidades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que serão construídas nos bairros São Gonçalo, João de Deus e Fernando Idalino.
Além disso, a prefeitura também planeja erguer novas unidades em comunidades do interior e da zona urbana, como Km 25, Nova Descoberta, N4, N7 e N10. Outras localidades, a exemplo de Monsenhor Bernadinho, Vivendas e Pomares, estão em estudo para futuras construções.
“São equipamentos novos, com acessibilidade e salas próprias de vacinação, dentro de um padrão arquitetônico definido pelo Ministério da Saúde. É um ganho muito importante para o atendimento primário da população”, destacou Nogueira.
Equipamentos hospitalares
Petrolina também foi contemplada com dez conjuntos de equipamentos médicos, incluindo macas e cadeiras de rodas, para reforçar dez unidades básicas de saúde ainda neste semestre.
O secretário lembrou que desde 2023, todos os projetos apresentados em Brasília têm sido aprovados:
“Petrolina nunca perdeu um recurso ou emenda parlamentar. Projetamos bem, acompanhamos de perto e garantimos que os investimentos cheguem de fato à população”, disse.
Hospital dos Olhos Altino Ventura
Um dos principais anúncios é a construção do Hospital dos Olhos Altino Ventura, que terá a pedra fundamental lançada em setembro. A obra, prevista inicialmente para durar 20 meses, deve ser concluída em 14 meses, segundo o secretário. Segundo ele, o equipamento será referência em oftalmologia não apenas para Petrolina, mas para todo o Vale do São Francisco.
“É um hospital que vai fortalecer o TFD e reduzir a necessidade de deslocamentos para Recife. Trata-se de um marco para a saúde da região”, afirmou.
Sobre o TFD, Nogueira confirmou a chegada de um novo ônibus, já em operação desde a semana passada, com 62 lugares e acessibilidade para transportar pacientes até Recife. A prefeitura também avalia ampliar a oferta de passagens e veículos, buscando alternativas diante da limitação da rota feita pela empresa Progresso.
“A prioridade é oferecer mais conforto e dignidade aos pacientes que precisam de atendimento fora do município. Paralelamente, trabalhamos para que menos pessoas precisem se deslocar, com a expansão da rede local, como a radioterapia do Dom Tomás”, explicou.
Ele destacou que as cirurgias, represadas nos últimos anos, já voltaram a ocorrer com maior oferta de vagas.
“Obviamente, isso sobrecarrega os serviços e nem sempre conseguimos encaminhar todos os pacientes que deveríamos. Mas cabe a nós criar estratégias para garantir que, quando a vaga surgir, o paciente consiga realizar sua cirurgia”, disse.
Em relação ao serviço de radioterapia do Hospital Dom Tomás, o secretário informou que a expectativa é reduzir gradualmente a necessidade de deslocamento para Recife, permitindo que pacientes sejam tratados mais próximos de casa.
Nogueira também falou sobre o programa Mais Especialistas, lançado pelo Governo Federal e já em execução em Petrolina com recursos, no valor de R$ 2 milhões.
“Esse programa garante a linha de cuidado completa: consulta com especialista, realização de exames, retorno e encaminhamento para tratamento. Já está funcionando na prática, principalmente no Hospital Municipal, e vamos acelerar os atendimentos com esse recurso extra”, afirmou.
Próximos passos
Segundo o secretário, além do Hospital dos Olhos, Petrolina também avança no projeto da Maternidade de Risco Habitual e na estruturação de novas unidades de saúde nos bairros e residenciais.
“Estamos convictos de que, com responsabilidade e seriedade, Petrolina vai seguir fortalecendo sua rede de saúde. Esse é um compromisso assumido pelo prefeito Simão Durando e que está sendo cumprido”, concluiu Nogueira.