A Secretaria de Segurança Cidadã, por meio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Juazeiro, em parceria com a Secretaria da Mulher e Juventude e o Complexo Solar ENEVA, promoveu nesta quarta-feira (20) uma palestra sobre violência contra a mulher para colaboradores da empresa, localizada no Distrito do Junco.
Com um quadro majoritariamente masculino, a iniciativa teve como propósito sensibilizar os trabalhadores sobre o problema, estimular reflexões e promover o engajamento dos homens na luta pelo fim da violência.
Além da conscientização, a ação buscou mobilizar os participantes para que se tornem agentes de transformação, desconstruindo padrões culturais que perpetuam a violência e fortalecendo uma cultura de respeito, igualdade e valorização da vida.
Durante a palestra, a equipe de educação da Patrulha Maria da Penha explicou os diferentes tipos e sinais de violência, desmistificou preconceitos e reforçou a importância de quebrar o ciclo da violência. A coordenadora da Patrulha, Inspetora GCM Magnólia da Cruz, destacou:
“Se o homem é a raiz do problema da violência contra a mulher, é a ele também que precisamos levar informação e conhecimento. Que esse homem se sensibilize com a dor da vítima e compreenda que violência contra a mulher é crime previsto em lei”.
A Lei Maria da Penha foi lembrada como um marco histórico na proteção das mulheres e no fortalecimento da luta contra a violência. Além de garantir mecanismos de assistência e atendimento humanizado, a legislação contribui para a autoestima da mulher, educa a sociedade e, sobretudo, salva vidas.
Para a analista de responsabilidade social da ENEVA, Tais Farias, os homens têm um papel decisivo nesse processo de mudança.
“O objetivo da palestra foi sensibilizar e conscientizar nossos colaboradores sobre a importância do enfrentamento da violência contra a mulher — seja ela verbal, sexual, moral ou psicológica —, trazendo informações e reflexões sobre como cada um pode contribuir para uma sociedade mais justa, segura e igualitária”, afirmou.
Texto: Ascom PMJ/SSC