Agosto Verde: Centro de Controle de Zoonoses alerta sobre Leishmaniose em Petrolina

0

Com um trabalho preventivo e de combate à proliferação de doenças, a Prefeitura de Petrolina tem intensificado suas ações neste mês de agosto para evitar a proliferação da leishmaniose na cidade. Durante o mês, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem visitado diversos bairros que estão sendo mapeados com casos suspeitos da doença em animais e seres humanos. 

O trabalho do CCZ já é destinado a prevenção de doenças que possam afetar humanos, a Leishmaniose é uma delas. Uma estratégia é intensificar as ações nos bairros com casos positivos. O primeiro passo é ir até a localidade, fazer a coleta de sangue do animal, enviar para análise e, em caso positivo, o animal é recolhido. O CCZ reforça que esse é um trabalho diário e é intensificado neste mês de combate a proliferação da doença.

A Leishmaniose é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitidos principalmente por meio da picada de um flebótomo, que são mosquitos pequenos de hábito crepuscular e noturno e que pode afetar pessoas e animais de estimação, como os cachorros. Existem dois tipos: a visceral, que acomete os órgãos internos; e a tegumentar, que agride as mucosas e a pele.

A mais comum nos cães é a visceral, a transmissão da doença acontece quando o mosquito se alimenta do sangue. Ao picar o animal doente, o inseto se infecta e transfere o protozoário ao picar o humano. A leishmaniose que afeta humanos se manifesta de forma grave e pode ser fatal se não tratada. Entre os principais sintomas estão:  febre prolongada, perda de peso, aumento do fígado e do baço, anemia e fraqueza. O tratamento é realizado em hospitais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo protocolo do Ministério da Saúde. Quando diagnosticada precocemente e tratada da forma adequada, a doença tem altas chances de cura.

Texto: Assessora de Comunicação do Centro de Controle de Zoonoses