O tráfego em Juazeiro (BA) começou a passar por mudanças nesta segunda-feira (15) com os testes de fluxo realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As alterações acontecem nas avenidas Raul Alves e Santos Dumont e fazem parte da preparação para a demolição da banca e a construção do novo viaduto na cidade.
Segundo a prefeitura, a fase de testes vai até o próximo dia 22, data prevista para a derrubada da banca.
Alterações no tráfego
Paulo Lima, coordenador do gabinete de crise da prefeitura de Juazeiro, explicou que os testes são fundamentais para avaliar a capacidade de tráfego das avenidas que vão receber o desvio de veículos durante a obra:
“Essa obra exige uma grande complexidade e esse dia de hoje, dia 15, é o início dos testes sem a derrubada da banca propriamente dita. Para a construção do viaduto é necessário a derrubada da banca e, para isso, é preciso desviar todo o fluxo que se desloca por cima dela para as marginais, que são a Raul Alves e a Santos Dumont.”
Ele destacou que veículos de grande porte terão restrições:
“A grande preocupação nossa é garantir a fluidez. Por isso foi tirado de circulação os veículos de grande porte. Os de passeio, automóveis e cargas de até três eixos continuam circulando normalmente. Já os de maior dimensão vão ser impedidos de acessar, especialmente a partir do mercado do produtor.”
Outra mudança foi a proibição de estacionamento nas avenidas durante o período da obra.
“Era necessário garantir uma maior largura de aproveitamento do pavimento. Então, foi colocado sinalização proibindo parar e estacionar. Existe fiscalização da autarquia municipal de trânsito para que o fluxo não seja interrompido.”
Restrições na Ponte Presidente Dutra
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também reforçou que veículos articulados, como carretas, bitrens e rodotrens, não poderão atravessar a ponte Presidente Dutra durante a fase de testes e obras, que deve durar cerca de um ano.
O inspetor Moacir Gomes explicou os motivos técnicos da restrição:
“Essas barreiras serão afixadas para evitar que veículos articulados acessem a ponte. Um dos fatores é a capacidade de carga das avenidas municipais de Juazeiro, que possuem redes de águas subterrâneas muito superficiais. Se houvesse passagem de veículos pesados, poderia haver rompimento e colapso no abastecimento.”
Ele também citou dificuldades estruturais nas rampas de acesso:
“Alguns veículos articulados não conseguem descer a rampa de Petrolina para Juazeiro. Imagine se uma cegonha fica enganchada com todo o fluxo diário de veículos atrás dela. O colapso seria imediato.”
Além disso, estudos contratados pelo DNIT apontaram a necessidade de restringir veículos de quatro eixos ou mais das 6h às 21h para reduzir o impacto no trânsito local.
Expectativa de impacto no trânsito
A PRF reconhece que os primeiros dias devem ter congestionamentos.
“É necessário acompanhar como vai se equalizar o trânsito. É esperado um congestionamento maior nesses primeiros dias. Vamos intensificar a fiscalização, inclusive com videomonitoramento, para coibir infrações e acompanhar os bloqueios”, disse o inspetor.
A recomendação para os motoristas é se planejar.
“Já é hora de organizar seus horários para evitar picos, usar transporte público, bicicleta, barquinhas ou até dividir o carro com colegas. O trânsito na ponte já não é fácil e, com as obras, a situação vai piorar, especialmente no início.”
Próximos passos
A demolição da banca está prevista para o dia 22 de setembro, após o período de testes. As obras do viaduto devem durar cerca de um ano.



