Petrolina celebra 130 anos com programação que mistura fé, cultura e música

0

Petrolina comemora 130 anos de emancipação política e a Prefeitura preparou uma programação especial que une fé, cultura, tradição e muita música. De 18 a 20 de setembro, milhares de pessoas devem se reunir na Porta do Rio e na Orla II para prestigiar os shows, celebrações religiosas e a já tradicional Puxada Elétrica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Geovanni Costa, destacou que as celebrações começaram ainda no início de setembro:

“A gente já vem aí não só na parte festiva, mas também com ordem de serviço, com entregas. Então, a gente vai passar um mês. A gente sempre comemora com grandes entregas e, claro, com essa parte festiva para trazer alegria para essa cidade. Petrolina tá completando 130 anos.”

Nesta quinta-feira (18), o Festival Cristão abre as festividades a partir das 18h30, com apresentações de Fernanda Brum, Monaiza Carvalho, Samuel Zamir e Jonathan Richard.

Sobre o Festival Cristão, que abre a programação nesta quinta (18), Geovanni reforçou a importância do evento:

“Esse festival já se consolidou. Todo ano a população cobra, então a gente faz questão de procurar grandes atrações. O prefeito Simão sempre se preocupa com essa parte cristã.A atração nacional é Fernanda Brum, que está fazendo grande sucesso por onde passa. O evento é gratuito, mas a gente pede a doação de um quilo de alimento ou de ração para ajudar famílias e também instituições que cuidam de animais.”

Na sexta-feira (19), também às 18h30, será a vez da Noite Católica, com a presença do Padre Antônio Maria, da Comunidade Viva Chama e do Frei Jean Alves de Lima.

De acordo com o secretário, toda a estrutura foi pensada para garantir a tranquilidade do público.

“Vamos ter uma área de acessibilidade com intérprete de Libras, além de revista na entrada para garantir a segurança das famílias. É importante dizer que o evento é gratuito, a revista é apenas para evitar a entrada de objetos cortantes. A gente conta com o apoio da Polícia Militar, da Guarda e de seguranças particulares. Todos os eventos da Prefeitura têm esse cuidado para que a população se divirta com tranquilidade.”

Já no sábado (20), a Orla II recebe a Puxada Elétrica, a partir das 20h30, com shows de Léo Santana e Zé Vaqueiro. A concentração será em frente ao Restaurante Beira d’Água. À meia-noite, haverá queima de fogos sem estampido.

No domingo (21), data oficial do aniversário da cidade, será realizado o desfile cívico.

Sobre a Puxada Elétrica, marcada para o sábado (20), Geovanni adiantou que o público pode esperar um grande espetáculo.

“São dois trios, com Zé Vaqueiro e Léo Santana, e à meia-noite teremos a queima de fogos sem estampido. Nossa ideia é proporcionar uma grande festa, mas com segurança e respeito a todos.”

E concluiu com o convite para o desfile cívico do domingo (21):

“No domingo, claro, encerramos com o desfile cívico, que é sempre um momento de orgulho para a cidade. Então deixo aqui o convite: vamos comemorar os 130 anos de Petrolina com fé, alegria e união.”