Celebrando a história e a identidade cultural de Petrolina com muita fofura, criatividade e senso de pertencimento, as crianças da Creche Nossa Infância Aquarela das Letras encantaram as ruas do bairro Rio Corrente em um desfile cívico em homenagem aos 130 anos de Petrolina, nesta sexta-feira (19). O momento, que mobilizou toda a comunidade escolar, apresentou, com leveza, aspectos importantes da cidade.
O desfile homenageou elementos marcantes da história de Petrolina, entre eles o Samba de Véio da Ilha do Massangano, manifestação cultural que carrega ancestralidade e memória na ponta do pé e no entoar de cantigas. As crianças também prestaram homenagem a diversos profissionais como professores, médicos, bombeiros, e entre outros profissionais que atuam na cidade que é considerada a Terra das Oportunidades.
A atividade integra o calendário letivo estabelecido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Secretaria orienta temáticas e possibilidades, mas a forma de abordagem é construída pelas equipes escolares, que têm liberdade para explorar os conteúdos com criatividade, sensibilidade e inovação.
Durante a semana, os pequenos, com idades entre 1 e 4 anos, participaram de atividades lúdicas sobre a história do município e os símbolos da cidade, como a bandeira. As ações pedagógicas trabalharam a identificação de cores, coordenação motora e a construção de vínculos com o território onde vivem.
Um dos pontos especiais da festividade foi o bolo de aniversário para comemorar os 130 anos de Petrolina. Segundo Luana Gonçalves, gestora da unidade, a associação entre aniversários, bolos e celebrações foi uma estratégia pedagógica para facilitar a assimilação do conteúdo pelas crianças.
Texto: Amanda Rodrigues – Assessora de Comunicação da Secretária de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE)