Prefeitura de Petrolina oferece mutirão de cirurgias odontológicas

0

Ação beneficiou 100 pacientes de forma gratuita, reduzindo dores e melhorando a qualidade de vida

Quem já sentiu a dor em um dente siso sabe o quanto isso pode atrapalhar a rotina. Seguindo com o compromisso de cuidar da saúde da população com dignidade, a Prefeitura de Petrolina realizou, nesta sexta-feira (19), um mutirão de cirurgias odontológicas para atender 100 pacientes que aguardavam pelo procedimento na rede pública. A ação, que ocorreu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), faz parte da programação de 130 anos de Petrolina.

O objetivo é zerar a fila de espera para cirurgias de extração de terceiros molares (os famosos dentes do siso), que estavam incluídos ou semi-incluídos. Todos os procedimentos foram ofertados de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que nessa sexta-feira fez 35 anos de existência trazendo universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social.

Os procedimentos cirúrgicos são importantes, especialmente quando o dente está causando dor, infecção ou pode prejudicar outros dentes. As cirurgias foram realizadas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Caso o procedimento seja feito na rede privada, pode chegar a custar R$ 1.000 mil reais. Na rede pública de saúde, a população tem acesso de forma gratuita.

O agricultor José Carlos da Silva, de 42 anos, estava convivendo com dores constantes, dificuldade para mastigar e noites mal dormidas, tudo isso por conta de dor de dente. Ele foi atendido no mutirão e relata o alívio da dor. “Eu já tinha ido duas vezes ao postinho, mas como era caso cirúrgico, eles medicavam para alívio da dor. Como eu não tenho condições de pagar por fora, fui informado desse mutirão e fiquei no aguardo.  Quando me ligaram dizendo que eu seria atendido, nem acreditei. Foi um alívio, graças a Deus”, contou, emocionado.

A iniciativa representa não só uma economia para as famílias, mas também um alívio emocional. Para muitos, o atendimento significa voltar a comer sem dor, dormir melhor e retomar as atividades do dia a dia com qualidade de vida. Além de resolver casos de dor e desconforto, a ação tem um forte papel educativo e de conscientização: cuidar da saúde bucal é uma parte essencial do bem-estar.

_________________ 

Texto: Débora Sousa – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde 

Fotos: Devid Menezes