Nesse domingo (21), a Avenida Guararapes, em Petrolina, se transformou em um palco vibrante de cultura e reflexão. O desfile alegórico artístico em comemoração aos 130 anos da cidade, foi uma manifestação do impacto social e artístico que a cidade tem vivenciado ao longo das últimas décadas, além de um convite sobre o nosso papel na construção de um futuro mais solidário e sustentável. A festa, organizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, trouxe para as ruas um desfile repleto de cores, carros alegóricos e coreografias elaboradas. O momento contou com a participação de escolas, instituições e artistas, que trouxeram o espírito de uma cidade vibrante e acolhedora.
Com o tema ‘Eu, você, o mundo: pro que der e vier’, o desfile levou para avenida uma reflexão sobre o que é fundamental para construir um mundo melhor. Entre as várias homenagens, se destaca a celebração ao cantor e compositor petrolinense Geraldo Azevedo, a música e o legado do artista ganharam uma nova forma de reconhecimento durante o desfile. Outro momento de destaque foi os parabéns pelos 115 anos da Philarmônica 21 de Setembro, ao maestro Neca e a banda marcial Imperio Petrolinense. A dona do lar, Abigail Maciel, que reside na cidade há mais de 30 anos, falou com entusiasmo sobre o desfile. “Está muito bonito, cada ano mais lindo. Não perco um desfile desde que cheguei aqui. Esse ano, além do bolo, ganhei uma muda de planta, sou apaixonada por árvore”, destaca. Já a estudante, Laura Machado, ressalta a importância do tema abordado. “Precisamos cuidar mais da gente, e do mundo, para que as gerações tenham um futuro melhor. Está tudo muito lindo e as apresentações bem elaboradas”, informa.
Como se não bastasse o desfile de cor e beleza, a Prefeitura inovou mais uma vez, criando espaços para garantir acessibilidade a todos, com lugares identificados para idosos e pessoas com deficiência, para que pudessem aproveitar a festa com mais conforto e visibilidade. O desfile foi um momento de reafirmação de valores, um convite para refletir sobre as nossas emoções, e como estamos tratando o mundo e o que devemos fazer para construir um futuro melhor. Ao final do desfile, a população ainda recebeu o tradicional bolo de aniversário, fechando mais um ciclo de comemorações.
——-
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria Executiva de Cultura