Programa reuniu secretários e gestores do Estado para fortalecer práticas de diversidade e equidade na administração
A governadora Raquel Lyra liderou, nesta segunda-feira (22), o encerramento da Trilha de Liderança Inclusiva, iniciativa voltada para o desenvolvimento de altas lideranças do Estado. Com duração de quatro meses, a capacitação mobilizou 270 servidores em encontros sobre diversidade racial, equidade de gênero, representatividade e desenvolvimento de competências inclusivas.
“Em Pernambuco, sempre lutamos para fazer um Estado mais justo, que acolha a todos. A iniciativa demonstrada e vivida aqui hoje só corrobora com as bandeiras da nossa gestão, de capacidade de inclusão, diversidade, capacitação e eficiência administrativa. Trabalhamos sem deixar ninguém para trás, inclusive dentro da nossa alçada administrativa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A Trilha de Liderança Inclusiva foi realizada em parceria com a organização sem fins lucrativos Motriz e envolveu servidores das Secretarias de Administração (SAD), Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e Educação (SEE).
A secretária de Administração, Ana Maraíza, destacou que a iniciativa, iniciada em maio, teve como objetivo formar lideranças públicas da administração estadual. “A gestão de pessoas é a base de qualquer instituição. Essa trilha foi uma forma da gente olhar as pessoas como um todo, enxergar todas e todos individualmente. No setor público, uma gestão de sucesso é aquela que não deixa ninguém para trás”, completou.
Os servidores que participaram da trilha tiveram encontros presenciais e remotos, com aulas sobre temas de interesse social e palestras com foco em gestão pública e diversidade.
Para o secretário de Planejamento, Fabrício Marques, o espaço abriu caminhos para promover maior representatividade. “A discussão sobre diversidade e inclusão é essencial para ofertar melhores serviços públicos. Quando vemos lideranças que refletem a realidade de um povo, como pessoas negras ou de camadas populares, a chance de o Governo acertar é muito maior”, apontou.
Já o secretário de Educação, Gilson Monteiro, enfatizou o potencial transformador da formação. “Quando você começa a enxergar o outro, é mais fácil identificar os talentos e lideranças em potencial dentro de cada secretaria. Hoje a Educação tem quase 200 servidores nesse processo de formação. É o começo de uma iniciativa que tem potencial para ir muito longe”, destacou o gestor.
Representando a Motriz, a líder de projetos Laís Banhidai ressaltou o alcance da trilha. “Os resultados observados são lideranças muito mais sensibilizadas com as temáticas, o que reverbera para toda a pasta e, por fim, para os cidadãos pernambucanos”, afirmou.
Durante o evento de encerramento, servidores também compartilharam suas percepções. A gestora técnica da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) da SAD Lorraine Morais destacou a relevância dos debates para a formação profissional. “Além da troca com outros servidores, trabalhamos temas que não estão diretamente ligados às nossas atividades, mas que estão presentes no cotidiano, como diversidade etária, sexual e racial”, disse.
Também estava presente na cerimônia o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede.
Fotos: Miva Filho/Secom