Plataforma Denúncia Interativa vem alcançando boa aceitação do público desde o lançamento, auxiliando as forças de segurança na investigação dos casos denunciados. Pelo menos duas prisões já foram efetuadas graças ao uso da ferramenta
Em menos de dois meses de lançamento, a plataforma inovadora Denúncia Interativa, idealizada pela Ouvidoria da Secretaria de Defesa Social (SDS), já contabilizou um total de 253 denúncias. Contando com o importante apoio da população pernambucana, os registros feitos de forma 100% sigilosa e anônima no sistema, que foi ao ar no mês de julho, estão auxiliando as forças de segurança na apuração e investigação dos casos. Pelo menos duas prisões já foram efetuadas graças às informações que chegaram ao novo sistema, sendo de um traficante e de um abusador.
Por meio da plataforma Denúncia Interativa, a Ouvidoria da SDS vem recebendo denúncias melhores fundamentadas, consubstanciadas por fotos, vídeos e áudios. “Estamos tendo uma aceitação muito boa por parte da população, que tem contribuído com informações fundamentais para a tomada de decisões pela segurança pública e, consequentemente, proporcionando uma maior celeridade nos casos denunciados. Vamos seguir avançando, trazendo melhorias na plataforma e estreitando os laços entre o cidadão pernambucano e as forças de segurança do Estado”, comemorou o ouvidor da SDS, Diego Pernambuco, citando como exemplo de caso concreto, com o apoio da ferramenta, uma denúncia de abuso no Sertão do Estado, que resultou na instauração e conclusão de inquérito.
Considerada um marco no cenário nacional das ouvidorias de segurança pública, a ferramenta é baseada nos pilares da facilidade, acesso rápido e eficiência, garantindo fielmente, em todos os casos, o sigilo e o anonimato do denunciante, sem a necessidade de realizar cadastro ou se identificar. Ao acessar a página www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br, o denunciante terá o auxílio de um assistente virtual, que irá guia-lo e orientá-lo pelo site.
No novo canal de comunicação da Ouvidoria da SDS com a sociedade, é possível realizar denúncias diversas, como tráfico de drogas, encontro das chamadas “galeras”, pessoas foragidas e homicidas. Porém, é importante ressaltar que a plataforma não exclui a necessidade do registro do boletim de ocorrência, em casos de roubos ou furtos, por exemplo, uma vez que são ferramentas distintas.
Como registrar uma denúncia por meio da plataforma digital:
Ao acessar a página https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br, o usuário tem duas modalidades de registro de denúncia: por áudio e por formulário.
1 – Na opção de registro por áudio, a avatar chamada “Vivi” vai orientar o cidadão sobre como enviar o arquivo. Após o envio, a denúncia é transcrita com uso de inteligência artificial e o manifestante valida a transcrição; https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/denunciaVoice/
2- Na opção de registro por formulário, o denunciante tem alguns campos a serem preenchidos, sendo alguns obrigatórios, a exemplo do tipo de crime, do local do crime, da data e do relato do fato.
São opcionais: veículos envolvidos, o horário do fato, objetos envolvidos e pessoas envolvidas. https://www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br/denunciaForm/
Serviço:
Os atendimentos da Ouvidoria da SDS também podem ser realizados pelos seguintes canais:
E-mail:ouvidoria@sds.pe.gov.br Telefones:0800.081.5001
WhatsApp:(81)9.9488.3455
Disque Denúncia:181
Fonte: Ascom