Permissionários do Arco da Ponte em Juazeiro reclamam de atraso no pagamento do auxílio-aluguel

0

Informações divulgadas pelo Portal Preto no Branco

Permissionários que atuavam no Arco da Ponte, em Juazeiro, na região Norte da Bahia, e que precisaram ser realocados devido às obras da Travessia Urbana, relatam atraso no pagamento do auxílio-aluguel, benefício temporário prometido pela gestão municipal.

Segundo os relatos enviados ao Portal Preto no Branco, nenhum pagamento foi realizado até o momento.

“Gostaria de informações sobre o auxílio-aluguel que o prefeito prometeu aos permissionários do Arco da Ponte. Já tem nove meses que a gente saiu dos boxes, eles já vão ser demolidos e não recebemos nada. Foi uma promessa do prefeito”, afirmou Juranice Gonçalves, representante dos permissionários.

Ela destacou que muitos trabalhadores estão enfrentando dificuldades financeiras. “O pessoal está agoniado, desesperado. Alguns tentaram abrir novos negócios, mas não conseguiram se manter. Sem ajuda financeira, é difícil começar do zero, conquistar clientela e firmar um ponto. Muitos estão sobrevivendo de bicos ou trabalhando em áreas nas quais não têm experiência. Precisamos desse auxílio para nos reerguer e continuar trabalhando”, disse.

De acordo com os permissionários, a prefeitura tem informado que o pagamento depende do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Em junho tivemos a última reunião, e pediram mais paciência, prometendo acrescentar mais três meses de auxílio, mas sem prazo para começar a pagar. Desde 14 de abril, quando a lei para o pagamento do auxílio foi sancionada, já tivemos algumas reuniões, mas nada avança. Ficamos nesse vácuo, sem certeza de nada. O prefeito não se pronuncia mais e a única resposta dos assessores é essa: que depende do DNIT”, relatou Juranice.

Ainda segundo os relatos, o prefeito teria afirmado que não poderia custear o auxílio com recursos próprios do município. “Ele disse que vai providenciar a construção futuramente para entregar os pontos comerciais, mas, enquanto isso, estamos sem resposta e sem o auxílio que foi prometido”, completou a representante.

Em nota, a prefeitura informou que “todos os trâmites que cabiam ao município já foram concluídos, incluindo a aprovação do Projeto de Lei na Câmara de Vereadores. No momento, a gestão aguarda o DNIT, que tem o compromisso de destinar os recursos necessários para o pagamento do auxílio aos permissionários”.