Plantar esperança e colher dignidade. É assim que agricultores e agricultoras urbanos de Petrolina têm visto a transformação em suas vidas por meio da iniciativa “Quem planta também se aposenta”. O projeto é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, com o Sindicato da Agricultura Familiar (SINTRAF), e acaba de ganhar reconhecimento nacional. A experiência foi publicada no Caderno de Experiências sobre Políticas Alimentares Urbanas – Estratégia Alimenta Cidades, elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SESAN/MDS), em parceria com o Instituto Comida do Amanhã.
Esse caderno reúne boas práticas de diferentes cidades brasileiras que inovam na construção de políticas públicas para o fortalecimento do Direito Humano à Alimentação Adequada. Estar entre as experiências selecionadas é um marco para Petrolina, que se consolida como referência e inspiração para outras gestões municipais no país, ampliando o alcance das políticas de segurança alimentar.
Mais do que garantir alimentos saudáveis e acessíveis para a população, a iniciativa promove proteção social. Agricultores e agricultoras urbanos passam a ter direito a benefícios como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença. Esse reconhecimento formal fortalece os sistemas alimentares locais e oferece segurança a quem cultiva hortas comunitárias, quintais produtivos e terrenos coletivos, transformando a agricultura urbana em uma estratégia de inclusão social e geração de renda.
Com uma metodologia humanizada desenvolvida pelo SINTRAF e apoiada pela Prefeitura, Petrolina tornou-se pioneira no processo de reconhecimento previdenciário de agricultores urbanos e periurbanos. Mais que uma conquista local, a ação mostra que investir na agricultura familiar é investir em justiça social, em segurança alimentar e em um futuro sustentável para todos.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome
Foto: Prefeitura de Petrolina



