A Prefeitura de Petrolina entregou, nesta quinta-feira (25), a primeira etapa da Orla 3, obra que representa um importante avanço na mobilidade urbana, na segurança viária e na infraestrutura da cidade. O trecho, que liga o restaurante Beira D’Água à rotatória do monumento da Bíblia, tem 1,5 km de extensão e foi orçado em cerca de R$ 15 milhões. A iniciativa prevê vias duplicadas com canteiro central, ciclovia, iluminação em LED, passeios com acessibilidade, lombofaixas e rotatória.
A entrega da Orla 3 marca uma expansão da infraestrutura urbana em direção à periferia da cidade, beneficiando bairros como Cohab 6, Cohab Massangano, Rio Correntes e Jardim Petrópolis, e oferece mais conforto para pedestres, ciclistas e motoristas.
Em entrevista ao programa Nossa Voz, o prefeito Simão Durando destacou a importância histórica do momento:
“Hoje, é um dia histórico para a cidade de Petrolina, é um dia histórico para a mobilidade urbana, porque aqui se abre realmente mais uma grande oportunidade para a cidade. […] A Orla 3 chega para a periferia da cidade, abraçando os bairros de Petrolina, o nosso Rio São Francisco, e dando a oportunidade de lazer, esporte e convívio social entre as famílias. Essa obra teve muito planejamento, dedicação e esforço, mas acima de tudo, uma junção de forças políticas, buscando recursos em Brasília.”
O prefeito ainda ressaltou a perspectiva de continuidade do projeto:
“Estamos nos planos de continuar a Orla 3 para sair lá no contorno da Cohab 6. Hoje, quem está aqui está fazendo parte da história de Petrolina. Esse trecho se abre para o futuro, e o pontapé inicial do que vem para os próximos quatro anos.”
O vice-prefeito Ricardo destacou a importância econômica e social da obra, especialmente para a região próxima ao restaurante Beira D’Água:
“Com essa orla bonita vem muito investimento e desenvolvimento. Essa região da zona oeste passa a ter mais fluxo de veículos, acesso a lazer e convivência junto ao nosso rio São Francisco. Muitos amigos da construção civil já comemoram, porque essa obra vai gerar impacto direto no comércio, no turismo e na valorização da área.”
O presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira, reforçou o papel da Orla 3 na valorização urbana e no turismo:
“Estamos aqui porque essa obra é importante para toda a região. A primeira etapa da Orla 3 vai valorizar a cidade, trazer turismo e desenvolvimento. Petrolina comemora seus 130 anos, e nosso prefeito Simão Durando, assim como o ex-prefeito Miguel Coelho, tem demonstrado empenho e inteligência para fazer ações que realmente transformam a cidade. Podemos contar com a Câmara de Vereadores para apoiar projetos que beneficiem toda a população.”
O deputado estadual Antonio Coelho também comentou sobre o impacto urbano do projeto:
“Quando a Orla 3 estiver completamente finalizada, será maior que a Avenida Boa Viagem e funcionará como um vetor de crescimento da cidade. Assim como a Orla 2 trouxe desenvolvimento, a Orla 3 vai gerar novos empreendimentos comerciais e residenciais, transformando Petrolina em referência de crescimento urbano.”
Para o secretário Rodrigo Jacobina, a obra é mais que mobilidade:
“Estamos entregando um belíssimo circuito com ciclovia, calçada e acessibilidade, trazendo mobilidade e lazer para a população. Essa obra é um novo cartão postal da cidade e representa o compromisso da gestão com a qualidade de vida de Petrolina.”
A primeira etapa da Orla 3 integra o pacote de comemorações pelos 130 anos de Petrolina e antecede um anúncio de investimentos de R$ 800 milhões em obras estruturantes para a cidade nos próximos anos, incluindo educação, esporte, lazer e infraestrutura urbana.
