Como parte da programação especial pelos 130 anos de Petrolina, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma entrega de aparelhos auditivos para pacientes atendidos pelo Centro Auditivo do município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida da população petrolinense e de cidades vizinhas.
Entre os beneficiados desta etapa está o senhor José Pereira, que perdeu a audição em 1980, enquanto trabalhava nas turbinas de uma usina. Foram anos de silêncio e limitações, até que, ao ser atendido pela equipe do Centro Auditivo de Petrolina, teve a oportunidade de voltar a ouvir. No momento em que a fonoaudióloga ajustou o aparelho em seu ouvido, seu José ficou emocionado. O brilho nos olhos e a expressão de surpresa e gratidão disseram mais do que palavras. Sua companheira de vida, dona Maria, também não escondeu a felicidade.
“Meu marido começou a perder a audição em 1980, quando ele trabalhava em uma usina, nas turbinas. Fazia muito barulho, e aí, infelizmente, ele perdeu a audição. Estamos tão felizes e agradecidos por essa oportunidade. Gratidão a essa gestão humanizada e a toda equipe do Centro Auditivo, que sempre nos atende com muito carinho. Daqui para a frente é vida nova!“, destacou emocionada.
Ao longo do ano, centenas de aparelhos auditivos vêm sendo entregues pela Prefeitura, mudando a rotina de muitas famílias que, antes, enfrentavam dificuldades para se comunicar e viver com dignidade. Referência no atendimento a pessoas com deficiência auditiva, o Centro Auditivo de Petrolina oferece serviços especializados para todas as idades, desde consulta médica com otorrino, exames audiológicos, adaptação de aparelhos auditivos, até apoio psicológico e social. A unidade também realiza o Teste da Orelhinha, essencial para a detecção precoce de alterações auditivas em recém-nascidos.
O Centro Auditivo de Petrolina fica localizado na Rua Tobias Barreto, s/n, no Centro da cidade.
——————–
Texto: Maiara Santos-Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde
Fotos: Ayrton Latapiat