Petrolina intensifica combate à violência escolar com programa Prossiga

0

O enfrentamento à violência escolar e a promoção da cidadania têm mobilizado diversas instituições em Petrolina. Entre as iniciativas está o programa Prossiga, que atua na prevenção de conflitos e no fortalecimento do ambiente escolar.

O juiz da Vara da Infância e Juventude e coordenador do Sejusc em Petrolina, Dr. Marcos Bacelar, explicou o funcionamento do programa:

“Nós trabalhamos muito próximo das escolas públicas com a questão da prevenção da violência. Além disso, desenvolvemos desde 2013 o projeto PREVINE, focado na prevenção de violência nas escolas. Nos últimos anos, percebemos um aumento de casos de automutilação e depressão entre crianças e adolescentes, o que motivou a criação do Prossiga em 2017”, disse.

Bacelar destacou que o programa inclui capacitação de professores e criação de um fluxograma para encaminhamento adequado de casos:

“Criamos uma cartilha para orientar os professores e um fluxograma para que saibam a quem encaminhar cada situação: SAMU em casos urgentes, conselho tutelar ou CRAS/CREAS em outros, sempre com foco na proteção e saúde mental das crianças”.

O juiz ainda comentou sobre os desafios enfrentados:

“Infelizmente, hoje algumas famílias transferem para a escola responsabilidades que são delas. E os professores também enfrentam situações de violência, inclusive ameaças dentro da sala de aula. Por isso, tentamos blindar ao máximo os educadores, assumindo a responsabilidade do poder judiciário”.

O Prossiga também aborda o cyberbullying e a saúde mental:

“O bullying virtual pode gerar automutilação, isolamento e depressão. Nosso trabalho de capacitação busca preparar professores e gestores para identificar esses sinais e atuar de forma preventiva”.

A próxima capacitação do programa está prevista para o dia 8 e reunirá professores e gestores da rede municipal e estadual, reforçando a importância da prevenção da violência e do cuidado com a saúde mental dos alunos.