A implantação do novo sistema municipal de transporte coletivo marca a maior transformação das últimas décadas na mobilidade urbana de Juazeiro. A cidade vive um salto de qualidade no serviço com uma frota moderna de ônibus, mais regulares, acessíveis e eficientes, que inauguram um novo momento para a população.
Essa modernização trouxe esperança e reconhecimento para os usuários. “Estávamos precisando disso. Ônibus novo, de excelente qualidade, com ar-condicionado, que faz a gente se sentir bem”, destacou Regina Cerqueira, moradora do Residencial São Francisco e usuária diária do transporte público.
A estudante Emily Gabriele também aprovou a mudança. “No início fiquei insegura por conta da estrutura da antiga empresa, mas com a chegada da nova percebi a diferença. São ônibus confortáveis, com boa estrutura, poltronas adequadas e ar-condicionado. Estou gostando muito”.
A mudança atendeu a um antigo anseio da população, que convivia há anos com condições precárias. Essa conquista integra o PROJUA – Programa Juazeiro Avança e também é resultado do esforço da Prefeitura de Juazeiro, em parceria com o Ministério Público da Bahia. A nova empresa prestará o serviço em caráter emergencial por 12 meses, período em que será realizada uma nova concessão.
Para o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes/AMTT, Mitonho Vargas, os primeiros dias de operação reforçam a confiança no novo modelo. “Juazeiro está vivendo um novo tempo no transporte público e essa era uma reivindicação antiga da comunidade. Renovamos a frota com ônibus climatizados, acessíveis e, em breve, disponíveis com Wi-Fi e aplicativo de localização em tempo real, que já está em fase final de instalação, segundo a equipe operacional da Atlântica”.
A gerente administrativa da Atlântico Transportes Ltda, Jamille Galindo, destacou ainda o processo de atualização dos cartões de bilhetagem eletrônica. “Iniciamos as atividades em parceria com a AMTT, que nos cedeu temporariamente uma sala para atendimento. Usuários que já possuem cartão – sejam estudantes, idosos, PCDs ou trabalhadores – devem comparecer à sede da AMTT para atualização de cadastro e substituição do cartão. Já os novos usuários devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência; no caso de PCD, é necessário também o laudo médico”.
O atendimento acontece na sede da AMTT, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.
Texto: Ascom PMJ