No dia em que se celebra o Dia do Intérprete de Libras, 30 de setembro, o Governo de Pernambuco reforça o compromisso com a acessibilidade e a inclusão das pessoas surdas por meio do Tá Na Mão, uma plataforma digital que garante comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos atendimentos realizados pelos serviços públicos do Estado.
Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, o Tá Na Mão funciona como uma ferramenta de intermediação que conecta pessoas surdas a profissionais e atendentes de diversas áreas, como Cidadania, Saúde, Justiça e Segurança. A comunicação acontece em tempo real e pode ser feita tanto pelo site, quanto pelo aplicativo ICOM, disponível gratuitamente na Google Play e App Store, através da geolocalização, todo usuário que acessar estando em Pernambuco, será direcionado para o atendimento Gratuito do Tá Na Mão. Você também
pode acessar através do link: https://www.sjdh.pe.gov.br/ta-na-mao.
Para a Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, este é um relevante recurso de cidadania e inclusão. “O Tá Na Mão representa o compromisso do Governo de Pernambuco, sob a liderança sensível e comprometida da governadora Raquel Lyra, em garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços públicos de forma igualitária e digna. A tecnologia é uma grande aliada na construção de políticas inclusivas, e iniciativas como essa reafirmam que a acessibilidade deve estar no centro das ações do Estado. Nosso objetivo é assegurar que a população surda possa exercer plenamente seus direitos e participar ativamente da vida social, com autonomia, respeito e oportunidades”, destacou Joanna Figueirêdo.
Além da facilidade de acesso, um dos grandes diferenciais do serviço é que a navegação não consome dados móveis, permitindo que mais pessoas utilizem a ferramenta de forma autônoma e segura. A iniciativa reforça o movimento de acessibilidade e inclusão iniciado com o lançamento do Pernambuco Acessível, em fevereiro deste ano, política pública que tem promovido avanços significativos na garantia de direitos das pessoas com deficiência no estado.
Para Marcos Gervasio, superintendente da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), o serviço representa um passo essencial na construção de um Estado mais inclusivo: “O Tá Na Mão é muito mais do que uma ferramenta tecnológica. Ele representa a ampliação do acesso à cidadania, garantindo que pessoas surdas possam resolver demandas do dia a dia de forma autônoma, com dignidade e igualdade. Neste mês, com datas significativas para a pessoa surda, assim como o Dia dos intérpretes de Libras, celebramos também a importância do trabalho desses profissionais, que são pontes fundamentais na construção de uma sociedade mais acessível.”
Atuando na Central de Interpretação de Libras (CIL), Késia Brito, intérprete que integra equipe da SEAD, reforça o impacto direto da plataforma na vida da comunidade surda: “O Tá Na Mão tem o poder de transformar como as pessoas surdas acessam serviços públicos em Pernambuco. Hoje, elas podem conversar com atendentes, esclarecer dúvidas, registrar ocorrências, marcar consultas e ter seus direitos garantidos de forma muito mais simples e rápida. É gratificante fazer parte de um trabalho que promove autonomia e respeito à comunidade surda.” Para além da equipe da CIL, que já atua no dia a dia da população pernambucana em atendimentos a serviços públicos.
O serviço pode ser utilizado para diversas situações, como solicitação de documentos (RG), atendimento nos Expressos Cidadão e NEPS, emergências de saúde, marcações em hospitais, laboratórios e clínicas estaduais, além da abertura de boletins de ocorrência. Para saber mais sobre o Tá Na Mão e outras ações de acessibilidade do Governo de Pernambuco, siga o perfil da @secdireitoshumanospe nas redes sociais, ative as notificações e acompanhe as atualizações do programa Pernambuco Acessível.
Fonte: Assessoria