Delegacia especializada divulga balanço de ocorrências, destaca combate aos golpes financeiros e orienta a população 60+ sobre como se proteger
No Dia Estadual do Idoso (1º de outubro) e durante a Semana Estadual do Idoso (28/09 a 04/10), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) reforça as políticas de segurança voltadas ao público 60+, aliando prevenção, investigação e promoção dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa.
A Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPPI), unidade especializada da PCPE, é responsável por registrar e investigar crimes praticados contra esse público, especialmente os de proximidade — cometidos por vizinhos e parentes — e os patrimoniais, como os golpes financeiros, que têm crescido em escala significativa.
De acordo com o delegado Ícaro Schneider, titular da DPPI, a vulnerabilidade digital tem sido um dos principais fatores explorados pelos criminosos. “Os golpes virtuais aumentaram de forma preocupante entre as pessoas idosas, muitas vezes pela falta de habilidade no uso de aplicativos e ferramentas tecnológicas. Nosso papel é investigar, mas também orientar para que essas situações sejam evitadas”, ressalta.
Somente este ano, a delegacia tem remetido mensalmente cerca de 40 procedimentos ao Ministério Público e ao Judiciário, envolvendo pessoas idosas vítimas de violência ou crime patrimonial. Entre os registros mais comuns estão retenção de documentos, apropriação de rendimentos, maus-tratos, lesões corporais e estelionatos.
Além das investigações, a delegacia tem intensificado ações de prevenção, como entrevistas em veículos de comunicação com orientações práticas sobre direitos e cuidados para evitar golpes financeiros. As iniciativas se somam à Semana Estadual de Combate aos Golpes Financeiros contra a Pessoa Idosa, que traz campanhas educativas e ações de conscientização em todo o Estado.
Outro ponto de destaque é a integração da DPPI com o Juizado da Pessoa Idosa, Ministério Público e Defensoria, além das Promotorias de Direitos Humanos, fortalecendo a rede de proteção e defesa desse público. “Nosso compromisso é duplo: responsabilizar os agressores e proteger quem chega à melhor idade. Prevenir é tão importante quanto investigar”, finaliza Schneider.
DIA NACIONAL DA PESSOA IDOSA – Comemorado dia 01 de outubro de 2023, o memorial serve para lembrar e conscientizar a sociedade e as organizações sobre a importância de garantir e resguardar os direitos da pessoa idosa. A data marca a criação do Estatuto da Pessoa Idosa, sancionado pela Lei nº 10.741/2003.
“O marco é importante para que todos pensem em seus pais e seus avós, além do próprio processo de envelhecimento. Vale lembrar que a pessoa idosa não pode se isolar da família e dos amigos, que deve procurar viver em sociedade, deve sempre desconfiar e nunca fornecer seus dados, especialmente dados sensíveis, como senhas e reconhecimento por biometria”, orienta o delegado.
SERVIÇO – Ocorrências relacionadas a violências e crimes contra pessoas idosas podem ser recepcionadas por todas as delegacias, bem como a Delegacia Interativa.
O telefone para denúncias é o disk 100.
Fonte: Assessoria