A Defesa Civil de Juazeiro deu mais um passo importante para fortalecer a segurança da população e a resiliência do município frente a situações de emergência. Com o apoio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SUDEC), o órgão passa a integrar dois projetos de relevância nacional e internacional: a Iniciativa MCR 2030 – Construindo Cidades Resilientes e a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).
A MCR 2030 é uma iniciativa global da ONU que conecta cidades do mundo inteiro em torno da prevenção e da redução de riscos de desastres. Ao aderir à plataforma, Juazeiro passa a fazer parte de uma rede internacional de boas práticas e troca de experiências, fortalecendo políticas locais alinhadas ao desenvolvimento sustentável e à proteção das comunidades.
Já a IDAP, desenvolvida pelo Governo Federal, é um sistema que possibilita a emissão e divulgação de alertas municipais em tempo real. Com a adesão, Juazeiro passa a contar com uma ferramenta estratégica para aprimorar sua comunicação preventiva com a população, permitindo respostas mais rápidas e eficazes diante de eventos climáticos extremos ou outras situações de risco.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro, Ítalo Ferreira, a integração a esses programas representa um avanço importante para a cidade.“Estamos muito felizes por cadastrar Juazeiro em dois projetos tão importantes, um deles de alcance internacional. Isso significa que nossa cidade passa a estar conectada a uma rede mundial de boas práticas para prevenir e reduzir riscos de desastres. Além disso, com o IDAP, teremos condições de emitir alertas diretamente para a população, garantindo respostas mais rápidas e seguras em situações de emergência. É um passo a mais para proteger vidas e cuidar de Juazeiro”, explicou Italo.
___
Texto: Ascom/PMJ