O descarte incorreto de lixo eletrônico pode parecer uma ação inofensiva à primeira vista, no entanto, essa prática gera danos ao meio ambiente através da contaminação do solo e da água e representa risco também à saúde e segurança dos profissionais da limpeza urbana, assim como, da população de modo geral. Em Petrolina, as equipes da coleta de lixo, infelizmente, ainda registram esse tipo de situação na rotina diária dentro das comunidades. Diante disso, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, faz um alerta.
Quando descartado no lixo doméstico, os aparelhos de celulares juntamente com suas baterias, pilhas ou outros eletrônicos, podem liberam substâncias tóxicas e inflamáveis enquanto são processados junto com outros materiais no caminhão de coleta. Recentemente, um celular pegou fogo enquanto a equipe de limpeza realizava seu trabalho de rotina. A agilidade dos profissionais evitou que um acidente pudesse ter acontecido.
Descarte correto – Existem na cidade Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) que são adequados para o descarte desses materiais. O Parque Municipal Josepha Coelho é o ponto fixo de coleta. De segunda a domingo, das 5h às 22h, poderão ser deixados vidros, lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos. No local, os pontos de entrega estão instalados logo na entrada do Parque, do lado esquerdo do portão principal. Qualquer cidadão pode deixar os materiais listados durante o horário de funcionamento do equipamento público. Esses materiais serão recolhidos de forma correta e são destinados para as cooperativas de reciclagem e o aterro sanitário.
——–
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu)