A feira de adoção de animais realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), no último domingo (5), foi um sucesso de público e solidariedade. A ação promovida em parceria com o River Shopping, ONG’s locais e as faculdades UNIVASF e UNIBRAS, teve 80% dos cães e gatos adotados. O evento contou com a presença de dezenas famílias interessadas em oferecer um lar responsável para os pets.
Quem passou pelo estacionamento do River Shopping, pode adotar de forma gratuita e ainda garantir a castração dos animais adotados em parceria com a clínica CEVEPE, como forma de incentivar o controle populacional e a saúde dos bichinhos. Para a estudante Lana Vitória, essa foi uma oportunidade de ter o seu primeiro animal. “Eu nunca tive um animal, então quando vi essa oportunidade não pensei duas vezes em adotar. Escolhi essa cadelinha e agora ela terá amor de sobra”, destaca. Já a estudante de enfermagem Maria Clara Porto foi atrás de um companheiro para o seu cão. “Eu já tenho um cachorro em casa, só que eu vinha notando que ele estava se sentindo muito sozinho, então resolvi adotar um macho pra fazer companhia pra ele. Mas quando cheguei aqui essa fêmea me escolheu, estou levando ela e vou conseguir castrar gratuitamente”, reforça.
Além das adoções, a feira também contou com ações educativas. Estudantes de medicina veterinária do segundo período da faculdade UNIBRAS participaram do evento distribuindo gratuitamente ração e orientações sobre cuidados com os animais. “Estamos participando de um projeto de extensão, com o tema saúde e bem-estar animal, então procuramos uma forma de trabalhar esse tema que impactasse a sociedade, trouxemos panfletos com primeiros socorros, carteira de vacinação, orientações sobre alimentação, além de brindes como comedouro, ração e impactar de alguma forma a vida daquele animal que está sendo adotado”, destaca a aluna Ana Carolina Lopes.
Com o saldo positivo, a AMMA reforça a importância da adoção consciente e do compromisso da população com o bem-estar animal de Petrolina.
—————
Texto: Assessora de Comunicação da Agência Municipal do Meio Ambiente
Fotos: Deivid Menezes