Partido Solidariedade lança pré-candidatura de Marília Arraes ao Senado por Pernambuco

0

A ex-deputada federal Marília Arraes teve a pré-candidatura ao Senado, por Pernambuco, lançada pelo partido Solidariedade. Marília é vice-presidente nacional da legenda e presidente estadual. O lançamento da pré-candidatura ocorreu em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último sábado (4), e o evento contou com a presença de políticos de outros partidos, como o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). As eleições de 2026 serão realizadas em 4 de outubro.

A presença de João Campos (PSB), primo de Marília, no evento, reforça a especulação de que a candidatura da ex-deputada federal ao Senado ocorra em uma eventual chapa com Campos a governador. Em 2020, eles foram adversários na disputa pela Prefeitura do Recife. No discurso, Marília Arraes destacou que fazer política é ‘juntar o povo’. “Mas a gente precisa de um povo consciente, e esse era um dos grandes sonhos de Arraes, e aqui a gente tem um time que, cada um do seu jeito, conhece Pernambuco e sabe do que Pernambuco precisa”, apontou.

Na última pesquisa Simplex, divulgada nesta segunda-feira (6), Marília Arraes (SD) e Humberto Costa (PT) aparecem tecnicamente empatados, com margem de erro de quatro pontos percentuais. Eles têm, respectivamente, 23,7% e 20,3% das intenções de voto. Em seguida, aparecem o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), com 12,5%; o ex-ministro Gilson Machado (PL), com 9,5%; o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 6,5%; o ex-senador Armando Monteiro (Podemos), com 4,9%; o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), com 4,7%; o senador Fernando Dueire (MDB), com 2,8%; e o ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), com 2,4%. A Simplex ouviu 600 pessoas em 121 municípios pernambucanos, por telefone, no último sábado (4). O levantamento tem nível de confiança de 95%.

Advogada, Marília Arraes também foi vereadora do Recife por três mandatos. Em 2020, ela disputou a prefeitura da capital pernambucana pelo PT e foi derrotada no segundo turno por João Campos (PSB). Já em 2022, Marília Arraes disputou o governo e perdeu a eleição no segundo turno para a governadora Raquel Lyra, que à época era filiada ao PSDB.