O Festival Juá Literária 2025 começa em grande estilo no dia 22 de outubro, com o projeto Palavra em Cantoria, um encontro entre três mestres da cultura nordestina: Xangai, Maciel Melo e Jessier Quirino.
No palco, poesia, música e memória se entrelaçam em um espetáculo que celebra a identidade e a força da tradição nordestina. A voz marcante de Xangai, a viola poética de Maciel Melo e a verve bem-humorada e sensível de Jessier Quirino se unem para emocionar e transportar o público às raízes sertanejas. Mais do que um show, “Palavra em Cantoria” é uma celebração da palavra falada e cantada, um tributo ao povo e à cultura que moldam o Nordeste.
A Juá Literária chega como culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo. Durante quatro dias, de 22 a 25 de outubro, o festival vai reunir cerca de 80 atrações em shows, mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, apresentações teatrais e outras atividades espalhadas pela Orla II, distritos, Praça do Poeta, Centro de Cultura João Gilberto e até o Rio São Francisco.
O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Educação, dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon e curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, com produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas. Dentro da programação, um dos espaços de destaque será a FLIJUÁ – Feira de Literatura de Juazeiro, realizada na Tenda das Palavras, em conformidade com a Lei Municipal nº 3.238/2024.
—
Ascom/PMJ