Vale tudo na hora de fazer um cabelo, meia ou mochila maluca e garantir a diversão da criançada! De ninho de pássaro a campo de futebol, não há limites para a imaginação. E foi assim que as famílias produziram os estudantes da rede municipal na última sexta-feira (10), com muita cor, brilho e criatividade. A ação fez parte da programação da Semana da Criança e já se tornou uma tradição esperada todos os anos pela comunidade escolar, reunindo famílias, estudantes e educadores em um momento de alegria e integração.
Na Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral Nossa Infância Joana Lima da Silva, os estudantes exibiram seus cabelos malucos em um desfile encantador. Mais do que diversão, o momento é um espaço pedagógico, estimulando a brincadeira, reforçando o respeito às diferenças, incentivando a participação das famílias, a liberdade de expressão e a interação social.
Aos 5 anos de idade, as estudantes Jade da Silva e Ângela Pereira contaram que se sentiram muito bonitas com os penteados estilosos, e que também adoraram os cabelos dos colegas. Quando questionadas sobre como é ser criança, responderam prontamente: “É muito bom, porque as crianças podem brincar!”.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) compreende que as brincadeiras são um importante instrumento pedagógico, essencial para o desenvolvimento infantil. Essa prática é reconhecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está presente no cotidiano das escolas da rede.
Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte
Fotos: Ayrton Latapiat