Nesta quinta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura de Juazeiro integrará oficialmente a programação do Congresso Brasileiro de Agroecologia/CBA com uma série de ações de combate à fome e valorização da agricultura familiar.
A jornada de atividades terá início às 7h da manhã, com a distribuição de 300 cestas de alimentos oriundos da agricultura familiar, fortalecendo a segurança alimentar e o compromisso com a produção local. As doações ocorrerão em pontos estratégicos da cidade:
• Terreiro de religiões de matriz africana;
• Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis;
• Horta comunitária do João Paulo II
Às 8h, o Centro de Biodiversidade do Semiárido/CBA sediará um Painel Temático reunindo movimentos sociais, instituições e representantes do poder público para debater caminhos sustentáveis para o combate à fome e fortalecimento da agroecologia.
Entre 12h e 14h será realizada a distribuição de 1.200 refeições preparadas com alimentos da agricultura familiar, promovendo alimentação saudável e solidária em três territórios da cidade:
• Praça da Bandeira no Centro (400 refeições);
• Cozinha Comunitária do bairro Quidé (500 refeições);
• Restaurante Popular do bairro João Paulo II (300 refeições).
As atividades culminam, às 16h, com um Ato Político e Cultural na Orla de Juazeiro, reunindo lideranças sociais, culturais e comunitárias em um momento de celebração, resistência e mobilização por uma alimentação digna e acessível para todas e todos.
A programação é realizada de forma integrada entre a Coordenação do CBA, o programa Juazeiro Sem Fome, o programa estadual Bahia Sem Fome, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional/CONSEA e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes).
________
Texto: Ascom PMJ
Foto: Gilson Pereira
Cards: Divulgação/CBA