De janeiro a setembro deste ano, a Neoenergia Pernambuco registrou 1.152 incidentes envolvendo pipas presas à rede elétrica, um aumento de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2023. Os casos afetaram cerca de 350 mil clientes, acendendo o alerta sobre os riscos de acidentes e interrupções no fornecimento de energia elétrica no estado.
Diante desse cenário, o governo de Pernambuco sancionou a Lei nº 18.919/2025, que proíbe a soltura de pipas próximas a estruturas elétricas e prevê multas de até R$ 10 mil para quem descumprir a norma. A medida visa reduzir riscos à integridade física da população e minimizar os transtornos provocados pela interrupção do serviço.
Para detalhar os impactos dessa prática e explicar as ações de prevenção, o Nossa Voz conversou com Anderson Tenório, supervisor operacional da Neoenergia Pernambuco.
Segundo Tenório, o aumento dos casos ocorre em todas as regiões do estado, sem concentração específica, mas reflete uma prática ainda comum entre a população. “As pessoas ainda insistem em soltar pipas próximo à rede elétrica. Além de colocar a própria vida em risco, podem causar interrupções de energia que afetam hospitais, postos de saúde e residências”, explicou.
Ele alertou que o uso de cerol ou linhas cortantes aumenta ainda mais o perigo. “A pipa se torna um condutor de energia. O contato com a rede pode romper condutores e gerar diversos transtornos à população”, completou.
Com a nova lei, a Neoenergia reforça a importância de não tentar retirar a pipa da rede elétrica e nunca subir em postes ou entrar em subestações. A concessionária também intensificará ações de orientação à população, em parceria com o governo estadual, que poderá aplicar multas de até R$ 10 mil aos infratores.
Tenório lembrou que, caso crianças sejam flagradas próximas à rede elétrica, os pais ou responsáveis poderão ser responsabilizados. “Não é proibido soltar pipa, mas a prática deve ocorrer longe das estruturas elétricas, garantindo a segurança de todos”, disse.
Impactos e operação da Neoenergia
O tempo de restabelecimento da energia varia conforme a complexidade do incidente, especialmente se a linha estiver com cerol. “Esses eventos podem gerar transtornos graves, principalmente em serviços essenciais. Além disso, envolvem custos operacionais elevados, que poderiam ser direcionados a melhorias na rede”, afirmou.
A Neoenergia acompanha boletins de previsões meteorológicas e mantém plano de manutenção contínuo, incluindo inspeções e podas de árvores próximas à rede. Recentemente, a concessionária triplicou o efetivo na região de Petrolina para atender rapidamente aos clientes durante períodos de maior incidência de incidentes.
Canais de atendimento
Em casos de interrupção de energia, a população pode entrar em contato com o 116, lojas físicas da Neoenergia, credenciados locais, WhatsApp (DDD 81 3217-6990) ou pelo aplicativo da concessionária. “Com o aumento do efetivo, conseguimos atender rapidamente à demanda, e em situações extremas ainda podemos trazer equipes de outras regiões”, finalizou Tenório.



