Moradores do Pedra Linda protestam por falta de água: “Estamos há mais de um mês sem uma gota nas torneiras”

0

Na manhã desta quarta-feira (5), moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina, realizaram um protesto cobrando providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) diante da falta de água que já dura mais de um mês. A mobilização foi acompanhada pelo repórter do programa Nossa Voz, Marco Aurélio, que esteve no local conversando com os moradores e também com representantes da companhia.

Entre as pessoas que protestavam, Jéssica, moradora do Residencial Novo Tempo, fez um apelo emocionado:

“Sou moradora aqui do Residencial Novo Tempo há mais de 4 anos, fechando aí nos 5 anos, e quero falar com o diretor da Compesa que, por favor, disponibilize algo aqui para o Residencial Novo Tempo. O Pedra Linda também vem sofrendo sem água e a gente aqui também está sem pipa.”

Ela relatou ainda as dificuldades enfrentadas pelas famílias, que precisam esperar até tarde da noite para tentar encher baldes com o pouco que chega pelos caminhões-pipa:

“O diretor disponibiliza três pipas de água, porém quando vem chegar o pipa aqui já é mais de 11 horas da noite. Esses dias a gente esperou um pipa 11 horas da noite, o pipa tava lá na caixa d’água e a caixa já tava seca. A gente não recebeu. Quando vem é 11 horas, e nós que trabalhamos, temos idosos, filhos, somos mães… Estamos passando necessidade. Não tem água nem de dia, nem de noite. A gente tem que levantar 2h, 3h, 4h da manhã pra tentar encher balde, e mesmo assim, quando tem. É um sacrifício, porque são só três pipas para escolas, hospitais… Então, seu presidente, por favor, providencie água para cá.”

O morador Domingos Libore reforçou o pedido:

“Pois é, aqui onde estamos é o ponto do sofrimento por falta de água, tanto no bairro Pedra Linda como também na Vila Esperança e no Vale Dourado. Muitas ruas estão sem água, principalmente o lado esquerdo do Pedra Linda. A gente pede carecidamente que dê uma olhada firme para o sofrimento das pessoas. Sempre estamos reivindicando e não podemos continuar passando por isso. O sofrimento é grande e queremos que vocês nos ajudem, principalmente nas Ruas 6, 10, 19 e 20 do Novo Tempo 5 e 6.”

O gerente da companhia, Alex Chaves, explicou a situação do abastecimento e disse que medidas estão sendo tomadas para regularizar o serviço:

“A moradora falou e ele mesmo reforçou: em determinado horário do dia, a água chega, mas à noite. Isso é desconfortável. É importante ter caixa d’água, e há poucas no Pedra Linda. Essas ruas citadas são mais altas, o que dificulta o abastecimento, e por isso entram na programação dos carros-pipa.”

O gerente reconheceu o aumento da demanda por caminhões-pipa neste período e destacou que o foco da distribuição é priorizar locais coletivos:

“Nessa época cresce bastante a demanda e a gente foca em postos, hospitais e escolas. Depois disso é que conseguimos abastecer algumas ruas. Mas já conseguimos avanços importantes. O que abastece o Pedra Linda e a Vila Esperança é o sistema da caixa do José e Maria, o CR2. Tivemos transtornos com manutenção das bombas, mas já restabelecemos as cinco bombas, e agora é só o tempo de empurrar água para dentro do reservatório e distribuir. Por isso, o prazo é de 5 a 10 dias para normalizar o abastecimento, inclusive na área do Solares.”