A Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), reforça as orientações para os consumidores ficarem atentos durante o período da Black Friday, tradicional campanha de promoções que acontece em novembro em todo o mundo. O PRODECON destaca a importância de pesquisar os preços com antecedência, comparar valores em diferentes lojas e desconfiar de descontos muito elevados, que podem esconder práticas enganosas.
Nas compras realizadas pela internet, é necessário que os consumidores pesquisem o site e evite clicar em anúncios ou links de redes sociais, observando se o endereço eletrônico começa com ‘https’ e apresenta cadeado de segurança. É necessário também verificar a reputação da loja e guardar todos os comprovantes, como e-mails e notas fiscais. Vale ressaltar que em compras on-line o consumidor tem até sete dias para desistir da compra, sem necessidade de justificar o motivo.
Já nas lojas físicas, o Código de Defesa do Consumidor continua válido mesmo durante as promoções. As empresas devem informar de forma clara os preços e condições de pagamento e o direito a troca por defeito, independente do produto estar em liquidação. Além disso, é obrigação do estabelecimento disponibilizar informações verdadeiras sobre os produtos e garantir que as promoções não configurem propaganda enganosa ou abusiva.
Em caso de dúvidas ou se o consumidor se sentir lesado de alguma forma, pode procurar o PRODECON, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na Avenida Coronel Clementino Coelho, n° 174, bairro Parque Bandeirantes. O atendimento também pode ser feito pelo telefone ou WhatsApp (87) 3983-6435.



