Evento oferecerá atendimentos gratuitos de saúde, cidadania, justiça e ações educativas à população
Lagoa Grande vai receber, neste fim de semana, uma grande ação cívico-social promovida pelo Exército Brasileiro. O evento acontece no sábado (8) e domingo (9), das 8h às 15h, nas imediações do Hospital Municipal José Henrique de Lima, e vai oferecer uma série de atendimentos médicos, sociais e jurídicos gratuitos para a população.
Durante entrevista ao programa Nossa Voz, o coronel Adilson explicou os detalhes da iniciativa:
“E foi dito, nos dias 8 e 9 nós estaremos realizando a nossa ação cívico-social que estará ocorrendo em Lagoa Grande, nas imediações do Hospital Municipal, no período de 8 da manhã até às 15 horas. Será uma atividade que estará sendo realizada com quatro grandes módulos: saúde, cidadania, humanidade e justiça, com mais de 20 ações que estarão sendo realizadas nestes módulos.”
De acordo com o coronel, os atendimentos contemplam diversas áreas e foram pensados para beneficiar diferentes públicos.
“Exatamente. Então, nesses módulos, as ações que serão realizadas, nós podemos destacar, por exemplo, na parte de saúde, clínico geral, ortopedia, pediatria, dermatologia, dentista, oficina de escovação, dentre outros. No módulo de cidadania, nós estaremos ali realizando a emissão de carteiras de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento, a parte de consulta à situação militar e emissão de segunda via do nosso certificado de alistamento militar. Nós destacamos também no módulo humanidade, então nós teremos uma apresentação da banda de música aqui do 72º Batalhão de Infantaria de Caatinga. Teremos serviços relacionados à mulher com atendimentos técnico e jurídico, também emissão de carteira de idoso, carteira de autista, uma dinâmica educacional com as crianças, um programa chamado Criança Feliz, e também um módulo de justiça, onde nós teremos aí orientações jurídicas e Defensoria Pública.”
O Exército contará com um grande efetivo para garantir a realização da ação e facilitar o acesso da população.
“As atividades estarão sendo oferecidas de forma gratuita. O transporte, nós contamos com apoio e parceria das prefeituras, em especial a Prefeitura de Lagoa Grande, para que possam facilitar o acesso da população. Será uma atividade que nós estaremos participando com 82 militares — esses militares na área de saúde, de hospitais de Recife, de Natal, de João Pessoa — e teremos também uma colaboração e participação de 28 civis, em parceria com a Prefeitura de Lagoa Grande e com a Universidade de Direito de Petrolina. De tal sorte que nós teremos aí em torno de 110 profissionais que estarão buscando oferecer esse serviço, que nós chamamos de um Exército que é a nossa mão amiga.”
O coronel Adilson aproveitou a oportunidade para convidar o público de Lagoa Grande e cidades vizinhas a participar da ação e destacou um momento especial da programação:
“No sábado, a partir das 16 horas, logo após o encerramento destas ações, nós teremos uma formatura de encerramento da Operação Guararapes, que ocorrerá ao lado do Parque da Uva e do Vinho.”
A ação reforça o compromisso do Exército Brasileiro com a promoção da cidadania, o apoio social e o fortalecimento dos laços com as comunidades do Sertão do São Francisco.



