O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, nesta sexta-feira (7), o 1º Simpósio de Enfermagem em Urgência e Emergência, reunindo profissionais, residentes e estudantes em um encontro marcado pela troca de experiências, aprendizado e valorização da prática assistencial, no auditório da Biblioteca da Univasf.
O evento nasceu de um sonho cultivado ainda no período de residência no HU-Univasf de uma das organizadoras e foi compartilhado com demais profissionais e residentes em enfermagem. Com inspiração na vivência nas salas de urgência e emergência, a criação deste espaço voltado à discussão de práticas, desafios e conquistas da enfermagem emergencista foi fundamental para a troca de conhecimentos entre gestores, servidores, preceptores e discentes.
A cerimônia de abertura contou com a presença dos membros da comissão organizadora e também de membros do Colegiado Executivo e da Divisão de Enfermagem do HU-Univasf.
A programação científica foi distribuída ao longo de todo o dia, com palestras que abordaram temas centrais da prática emergencista, como assistência ao paciente politraumatizado, manejo do paciente crítico e intervenções em casos de traumatismo cranioencefálico e trauma toracoabdominal. O encerramento foi conduzido com a palestra “Comunicação é Poder: A Humanização no Atendimento”, que destacou o papel da empatia e da escuta ativa como pilares fundamentais da atuação em saúde.
Para a enfermeira do HU e uma das impulsionadoras do simpósio, Jaqueline Gonçalves, o evento simboliza mais do que a realização de um sonho: “É o fortalecimento da identidade da enfermagem em urgência e emergência, o reconhecimento da importância do cuidado técnico e humano, e a celebração de uma profissão que salva vidas com competência e sensibilidade”.
Em clima de celebração e gratidão, a equipe organizadora encerrou o evento com aplausos coletivos e um momento de confraternização, reafirmando o compromisso do HU-Univasf com a formação continuada e a valorização dos profissionais de enfermagem.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Ascom



