“Já deu já um resultado positivo nessa noite, gradativamente cumprindo esse retorno com foco no dia 14”, garante Alex Chaves, gerente da Compesa sobre abastecimento de água

0

Nesta segunda-feira (10), o gerente regional da Compesa, Alex Chaves, esteve no programa Nossa Voz, para esclarecer os motivos da falta de água que afetou diversos bairros de Petrolina e garantiu que o abastecimento será normalizado até esta terça-feira (11) nas áreas mais afetadas, contudo há um foco maior até a sexta-feira (14).

Durante a entrevista, Alex explicou que o problema foi causado por uma manutenção emergencial na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória, que abastece parte da Zona Leste e Oeste da cidade, incluindo bairros como João de Deus, Henrique Leite e Cidade Universitária.

“Por conta dessa parada da ETA Vitória hoje que abastece, tanto aquelas zonas leste, também abastece parcela daqui da parte do centro, alguns locais sofreram mais. Bastante aí nesse nesses dois últimos dias enquanto estava na manutenção. A manutenção foi concluída às 17h da tarde de ontem, e entrou nesse processo aí de normalização. É, mas sofreu ali, de fato, o Henrique Leite, essa parte alta ali do da do Cidade Universitária e toda essa de todo esse lado da da da zona oeste. À noite já deu uns resultados mais positivos,”, afirmou o gestor.

Segundo ele, as equipes da Compesa realizaram intervenções pontuais nas áreas mais críticas e o sistema já apresenta melhora gradual.

“Essas ações são rotineiras e fazem parte das manutenções de rede. Quando há rompimento ou vazamento, é necessário fechar um lado da rede para realizar o conserto. No caso do João de Deus, não há rodízio programado, apenas ajustes de pressão”, esclareceu.

Alex também comentou que estão em andamento obras emergenciais de requalificação na ETA Centro, com foco na substituição de filtros e reservatórios, além de investimentos em novos pontos de captação que devem ampliar em mais de 30% a capacidade de produção de água na cidade.

“Seguindo aí o cronograma do dia 14. Ontem chegou aqui um reforço, das equipes para essas obras eh emergenciais, que é especificamente na na ETA Centro, relacionado à questão do dos filtros, mas a gente já tá adiantando essas essas obras emergenciais, porque não dava mais para prorrogar, tanto a questão do reservatório como a questão dos filtros. Então, na verdade, o pessoal já iniciou ontem à noite, já tava na estação de tratamento fazendo essa essas atividades pra gente cumprir aí o prazo dado pelo nosso presidente. Já foi licitada a ampliação da ETA 2 e uma nova captação flutuante, que vai garantir o abastecimento mesmo em períodos de baixa do rio São Francisco”, pontuou.

O gerente reforçou o compromisso da companhia e tranquilizou a população, ao ser procurado se a água normalizaria amanhã ele reforçou.

“Isso. Esse daí, à noite já deu já um resultado positivo nessa noite e aí a gente gradativamente cumprindo aí com foco no dia 14.”, concluiu Alex Chaves.