As obras do Complexo Viário de Juazeiro, parte da Travessia Urbana da BR-407, entram em um momento decisivo com a demolição do Pontilhão próximo aos Correios, um dos pontos mais movimentados entre o centro e a zona norte da cidade. A interdição da via está programada para começar nesta quarta-feira (13) e deve permanecer por cinco dias, afetando o trânsito e exigindo atenção redobrada dos condutores.
Durante esse período, o tráfego entre a Rua do Paraíso e os Correios será bloqueado para permitir a derrubada da estrutura da banca, etapa necessária para a construção do viaduto número 1, que vai se estender da cabeceira da Ponte Presidente Dutra até as proximidades da clapadaria Trigo Nobre, um trecho de cerca de 500 metros.
Para orientar a população e detalhar as mudanças no trânsito, o representante do Gabinete de Políticas Públicas de Juazeiro, Paulo Lima, explicou o planejamento e as medidas de segurança adotadas para minimizar os impactos.
“O fluxo agora está numa fase de derrubada da banca, necessária para a construção do último viaduto da primeira licitação. Temos duas passagens ligando a Rua Raul Alves com a Rua Santos Dumont, que hoje absorvem todo o tráfego que antes passava por cima da BR-407. É uma intervenção complexa, mas essencial para o redesenho da mobilidade urbana”, afirmou Paulo Lima.
Desvios e orientação aos condutores
Com a interdição, quem vem de Petrolina e deseja acessar o centro de Juazeiro deverá seguir cerca de 200 metros à frente e realizar o retorno conhecido como Posto Pinheiro. Outra alternativa é utilizar o retorno após a Maternidade.
“A CLC vai tapumar a área e interditar a passagem no início da Rua do Paraíso. Durante esses cinco dias, não haverá fluxo nem pela Rua do Paraíso nem pelo trecho que liga Petrolina aos Correios. É fundamental que o cidadão se antecipe, planeje sua rota e evite ser surpreendido pelo bloqueio”, alertou Lima.
A segunda etapa da demolição envolverá o trecho próximo ao Banco do Brasil, que seguirá o mesmo esquema de fechamento temporário. “Primeiro, será demolida a passagem da Rua do Paraíso, e depois a do Banco do Brasil. Quando uma estiver interditada, a outra funcionará no sentido inverso, sempre de forma provisória”, detalhou.
A operação contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), sob a coordenação do diretor-presidente Mitinho Vargas. Apesar do efetivo reduzido, apenas 16 agentes de trânsito ativos, segundo Lima, a gestão municipal deve reforçar a fiscalização em parceria com a Guarda Municipal, conforme prevê a Lei 13.022.
“O prefeito André Gonçalves tem estudado utilizar a Guarda Municipal para reforçar o controle do tráfego. É um esforço conjunto entre os órgãos municipais e federais, já que o projeto é executado pelo DNIT, com acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal”, disse o representante.
Além da intervenção no Pontilhão, o projeto da Travessia Urbana envolve cinco viadutos, quatro já concluídos. O viaduto número 1, em execução, é o último da primeira etapa. Segundo Paulo Lima, até o fim do ano deve ser feita a integração do trecho da Lagoa do Calu com a BR-407 e a BR-235, garantindo maior fluidez no tráfego entre Juazeiro e Petrolina.
“A previsão é que até o final do ano a ligação do trecho da Lagoa do Calu esteja concluída. Já há frentes de trabalho avançando na antiga São Luís, preparando uma nova pista de desvio para permitir o andamento das obras do viaduto”, concluiu.



