O ex-prefeito e ex-deputado estadual Odacy Amorim criticou duramente a atual gestão municipal de Petrolina, acusando-a de agir com descaso diante da crise hídrica que afeta a cidade. Segundo Odacy, a prefeitura deixou de solicitar carros-pipa para abastecer os postos de saúde, preferindo culpar a Compesa e a governadora Raquel Lyra pela falta de água.
Nesta terça-feira (11/11), a prefeitura divulgou nota à imprensa informando a suspensão de atendimentos em algumas unidades de saúde por falta de abastecimento. Odacy, no entanto, afirma que não houve qualquer pedido formal de carros-pipa à Compesa, e que a omissão tem como objetivo criar um ambiente negativo contra a governadora.
“A oposição à governadora está tão desesperada que prefere deixar faltar água nos postos de saúde para culpar a Compesa e Raquel Lyra, ao invés de agir com responsabilidade e solicitar o abastecimento emergencial”, declarou Odacy.
Crise hídrica
Petrolina enfrenta oscilações constantes no fornecimento de água devido às obras de melhoria na Estação de Tratamento de Água, ETA 1, localizada no Centro da cidade, que atende mais da metade da população. Mesmo assim, segundo Odacy, a prefeitura não tomou medidas básicas para minimizar os impactos da crise. “Em casa, quando a gente sabe que tá faltando água, a gente enche os baldes. Mas a prefeitura deixou secar os reservatórios das UBS pra usar o problema politicamente”, denunciou Odacy.
Além disso, o ex-prefeito revelou que a gestão municipal acumula uma dívida superior a R$ 53 milhões com a Compesa, referente ao não pagamento de contas de água de prédios públicos como escolas e unidades de saúde. Apesar disso, a Compesa nunca suspendeu o fornecimento, o que, segundo Odacy, demonstra o compromisso da empresa e da governadora Raquel com o bem-estar da população. “Se fosse uma empresa que só pensasse em lucro, teria cortado a água há muito tempo. Mas por trás dela está uma governadora que entende que o povo de Petrolina não pode ser penalizado por uma gestão que incita o ódio e não honra seus compromissos”, afirmou.
Odacy Amorim também fez questão de lembrar que, durante sua gestão como prefeito, foi o único a negociar e quitar dívidas da prefeitura com a Compesa, preservando o nome da cidade e garantindo serviços essenciais à população. “Fui o único prefeito que fez questão de honrar o nome limpo de Petrolina. Essa gestão não paga o que deve, não pede carro-pipa e ainda tenta jogar a população contra quem está trabalhando para melhorar o abastecimento”, concluiu.
Solidário ao povo de Petrolina, Odacy reforça que água é um direito básico e que, neste momento, o foco deve ser a união de todos, inclusive da prefeitura, para minimizar os transtornos causados pela falta de água. Nascido e criado na zona rural da cidade, Odacy conhece de perto a realidade de quem sofre com a escassez. “Esse não é momento de montar palanque político. É hora de somar esforços. A prefeitura, que deve milhões à Compesa, teria a obrigação de ao menos se sentar à mesa com o governo para buscar as soluções. O povo não pode continuar pagando por essa irresponsabilidade”, finalizou.
fonte: Ascom



