O prefeito de Petrolina, Simão Durando, assumiu a representação da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos no Comitê Nacional para Promoção da Cultura Exportadora (CNPCE). O comitê é responsável por fortalecer políticas que incentivem as exportações brasileiras e ampliar a participação de micro, pequenas e médias empresas no mercado internacional.
Na atuação pela FNP, Simão tem defendido que as cidades precisam participar diretamente da construção das políticas de comércio exterior, já que são elas que vivem, na prática, os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos. Municípios como Petrolina, Juazeiro, Franca e Diadema dependem fortemente de setores exportadores, como fruticultura irrigada, calçados, café, e precisam ser ouvidos para que as decisões nacionais reflitam a realidade de quem produz.
Simão, que é também vice-presidente de fruticultura da FNP, reforça a importância de aproximar os prefeitos junto a APEX Brasil e do BNDES, garantindo apoio técnico, capacitação, novas alternativas de mercado e condições para as empresas locais. Além disso, Durando afirma que lutará para a criação de uma rede de cidades exportadoras, focada na diversificação de produtos e na expansão de mercados, fortalecendo a cultura exportadora em todo o país.
“As exportações nascem nas cidades. É aqui que o produtor planta, colhe, gera emprego, paga impostos e move a economia. Tenho defendido por um maior protagonismo e presença dos municípios nos debates de interesse nacional. Petrolina e tantas outras cidades exportadoras não podem ser apenas espectadoras das decisões que afetam diretamente suas economias. Precisamos participar, propor soluções e garantir que nossos produtores tenham acesso a financiamento, informação e novos mercados” afirmou o prefeito.



