A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) estará em Petrolina nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) com equipes técnicas dedicadas ao atendimento direto à população. A ação integra o programa Ouvidoria Itinerante, que percorre municípios de todo o estado levando orientação, esclarecimentos e apoio em casos de irregularidades nos serviços regulados.
Durante a passagem pela cidade, os técnicos vão esclarecer dúvidas, realizar inspeções, registrar reclamações e oferecer assistência a moradores que enfrentam problemas relacionados ao abastecimento de água, como a falta d’água, e ao esgotamento sanitário. A Arpe também sugere a disponibilidade de um porta-voz para entrevistas nesses dois dias, a fim de reforçar as informações e orientar a comunidade.
A Arpe é responsável por regular e fiscalizar, entre outros segmentos, os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela Compesa. A atuação inclui avaliar a qualidade do atendimento, aspectos técnicos e operacionais do fornecimento, questões tarifárias e o cumprimento das metas de universalização dos serviços. A agência também monitora irregularidades, como extravasamento de esgoto, e pode aplicar penalidades caso as não conformidades não sejam solucionadas.
Com o objetivo de aproximar ainda mais o trabalho do órgão dos cidadãos, a Ouvidoria Itinerante funciona como um canal direto para o registro de manifestações e resolução de problemas de forma mais rápida. Após Petrolina, a ação segue para outros municípios do Sertão.



