Em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará, no dia 18 de novembro, um evento dedicado à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da igualdade racial. A programação acontecerá a partir das 14h, no auditório do HU-Univasf, com transmissão também no formato online.
Organizada pelo Comitê de Diversidade e Equidade do HU-Univasf, a atividade tem como objetivo fortalecer o compromisso institucional com a diversidade, a empatia e os direitos humanos. A iniciativa busca estimular a reflexão sobre práticas antirracistas e o combate ao racismo institucional, contribuindo para um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso.
O encontro começa com uma apresentação cultural vibrante do grupo Jovens Ogãns, trazendo o ritmo e a força das tradições afro-brasileiras. Em seguida, a pedagoga Bárbara Renata Veloso apresenta um panorama sobre a diversidade racial no HU-Univasf, abrindo caminho para as palestras de Mãe Jéssica de Iemanjá, líder do Templo Religioso Dona Colondina, e do professor Nilton Araújo, doutor em História e coordenador do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros (Neafrar/Univasf).
Promovido pelo Comitê de Diversidade e Equidade do HU-Univasf, o evento busca inspirar reflexões sobre práticas antirracistas, valorização da cultura afro-brasileira e respeito à diversidade dentro e fora do ambiente hospitalar.
Com carga horária de 3 horas, o evento é voltado ao corpo profissional do hospital, usuários e comunidade externa, que poderá acompanhar via plataforma online, reforçando o compromisso do HU-Univasf em construir um espaço institucional pautado no respeito, na inclusão e na valorização das identidades étnico-raciais.
Acesse aqui o link de transmissão online.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do SUS ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Fonte: Ascom



