Estudantes da rede municipal de Juazeiro realizam segunda etapa das provas do SABE

0

A rede municipal de ensino de Juazeiro concluiu, entre os dias 11 e 13 de novembro, a segunda etapa das avaliações do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). Nesta etapa, as provas tiveram como público-alvo os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de 63 escolas municipais. A avaliação vai ajudar a melhorar o ensino da Bahia, contribuindo para que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender, continuar os estudos e alcançar os objetivos.

Durante três dias, o município pôs em prática um cronograma de aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemática, além de mobilizar pais e responsáveis para garantir a presença de todos os estudantes dos dias de prova. A ação envolveu as equipes gestoras, professores, coordenadores pedagógicos, famílias e a Secretaria de Educação/Seduc, a fim de reforçar o compromisso do município com o monitoramento da aprendizagem e o fortalecimento da alfabetização na idade certa.

“As avaliações do SABE funcionam como um importante instrumento diagnóstico, permitindo que a Seduc acompanhe o desenvolvimento dos estudantes e planeje intervenções mais assertivas para elevar a qualidade do ensino”, pontuou a superintendente Pedagógica da Seduc, Nilmara Mércia.

Núcleo de Avaliação e Monitoramento

Todo o ciclo de avaliações externas, tanto do SABE quanto do Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB, foi acompanhado de perto pela Seduc, por meio do Núcleo de Avaliação e Monitoramento/NAM. O setor é responsável por analisar dados, interpretar indicadores e transformar resultados em ações pedagógicas.

Entre as atividades do NAM está o monitoramento dos indicadores de aprendizagem e alfabetização, análise de resultados das avaliações externas e internas, além do suporte às equipes gestora e pedagógica das escolas. “Mais do que avaliar, queremos compreender, acompanhar e apoiar cada escola em seu processo de evolução. Assim, o NAM foi criado como uma ferramenta de transformação pedagógica e de fortalecimento da aprendizagem”, ressaltou Nilmara.

ASCOM/PMJ