“Queremos mostrar nossa força para o Brasil”, diz Catharina Garziera sobre Vinhuva Fest 2025

0

Em entrevista nesta quarta-feira (19), a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, detalhou a retomada da Vinhuva Fest, que volta ao calendário após dez anos sem edição. A Feira da Uva e do Vinho 2025 será realizada entre os dias 20 e 23 de novembro no Parque da Uva e do Vinho, e promete movimentar o turismo, o agronegócio e a economia do município.

Durante a entrevista, Catharina explicou que a pausa de uma década fez parte de um processo de reorganização e fortalecimento da estrutura da cidade, para que o evento retornasse mais robusto e capaz de atrair grandes negócios e visibilidade nacional.

“Então, foi necessário uma década para a cidade se estruturar o mínimo que pudesse realmente para a gente voltar, e voltar em grande estilo. Foi lá, eu acho que a primeira edição foi em 1999, a primeira edição da Vinhuva Fest, a qual até hoje a gente consegue colher bons frutos disso aí. Foram grandes empresas que conseguiram visualizar que Lagoa Grande é uma grande potência.”

A prefeita destacou a força do município no cenário agrícola e vitivinícola.

“Hoje Lagoa Grande é denominada como a segunda potência agrícola do Estado, a quarta maior do país em produção de frutas em valor agregado. Nós somos a segunda região vitivinícola do Brasil. Então nós temos um potencial muito grande e nós queremos que o Nordeste, Pernambuco, o Brasil visualize toda essa potência que Lagoa Grande tem e que nós sejamos barristas e valorizemos o nosso produto interno e que deixemos de valorizar só o que é de fora que é bom.”

Ela também ressaltou que a Vinhuva Fest busca evidenciar os produtos locais e reunir diversas cadeias produtivas.

“Então isso aí é exatamente pra gente evidenciar que nós temos produtos de altíssima qualidade, pra fomentar essa questão da vitivinicultura, mas também para agregar todas as culturas que nós temos aqui, seja em Lagoa Grande, no Vale do São Francisco e em toda a região, porque nós vamos ter exposição de caprinos e ovinos, vamos ter a caprinovinocultura lá, a exposição de todas as culturas da nossa agricultura, manga, goiaba, todas as frutas que a gente planta e colhe aqui. E o nosso grande diferencial: plantar e colher uva todos os dias do ano. Dá de produzir vinhos também de altíssima qualidade.”

Sobre a estrutura para receber o público e garantir segurança, acessibilidade e mobilidade, Catharina afirmou que o município já conta com uma base sólida graças ao planejamento iniciado anos atrás.

“O parque da Uva e do Vinho hoje, tem toda uma estrutura para que a gente consiga fazer um evento desse porte. A feira vai ter mais de 6 mil metros quadrados. A parte do show é mais de 25 mil metros quadrados. O palco, a gente já tá estruturando para 400 metros quadrados. Nós temos a estimativa de público para os quatro dias de eventos em torno de 150 mil pessoas. Na parte da feira e da exposição, de 20 a 25 mil pessoas. Então a gente vai movimentar toda a economia ali.”

A prefeita também citou as novidades, incluindo ações de negócios e capacitações.

“A novidade das programações é que a gente vai contar com rodada de negócios, concursos, palestras com enólogos. Dentro do ginásio vão ter entre 12 e 14 vinícolas, com um ambiente propício para você conversar, trocar, fazer aquele network que realmente é necessário. A gente conta com uma movimentação da economia em torno de 40 milhões. Com certeza, grandes negócios serão fechados lá nessa edição da Vinhuva Fest.”

O produtor e empresário Jorge Garziera, um dos idealizadores do evento, também falou sobre a expectativa para esta edição.

“Estamos prontos, aflitos no sentido de preocupados para bem servir a todos com muita responsabilidade, mas pela experiência das outras que houveram, essa vai ser magnífica. Hoje já existe uma cultura, uma expectativa, esperança, alegria, o prazer de bem receber a todos. A governadora vai ficar impressionada amanhã.”

Jorge destacou ainda o trabalho conjunto de diversos profissionais e instituições.

“O espaço físico e toda a decoração, todo o amor, o carinho que foi despejado, as experiências de todas as cabeças craques que existem na região estão lá conosco. Desde o Geraldo Miranda na segurança, tudo o que há de melhor no Vale do São Francisco está dentro do Parque da Feira da Uva e do Vinho.”

Ele também reforçou o impacto do enoturismo para o desenvolvimento regional.

“No mundo vitivinícola, a parte do enoturismo é a complementação, é o restabelecer a dignidade para as pessoas. E principalmente nós, nos destinos, a gente precisa parar de se esconder, a gente precisa aparecer no mapa. Porque nós temos as melhores condições para mostrar realmente. O turismo será o projeto do futuro, o enoturismo. A parte primária a gente já fez, a secundária, que é a parte industrial, está se fazendo, e agora a parte terciária, que é o serviço: bem receber as pessoas.”

A programação da Vinhuva Fest inclui palestras, visitas técnicas, degustações, rodada de negócios, feira da agricultura familiar, exposição de caprinos e ovinos e o novo Wine Jazz, que reúne música e vinhos em uma área especial do parque.

Programação de shows

20/11 (quinta-feira)
Banda Jeito Malícia
Wesley Safadão
Felipe Amorim
Michele Andrade

21/11 (sexta-feira)
Banda Fantasias de Amor
Vitória Bedson
Simone Mendes
Léo Foguete
Matheus Fernandes

22/11 (sábado)
Dilsinho Morais
Eduardo Costa
Leo Magalhães
Almir (ex-Fivers)

23/11 (domingo)
Gerson Rufino e tributo ao Pr. Léo Bedson – “Da Vida ao Legado Lagoa Grande”