Iniciativa cultural voltada ao cinema independente chega à sua oitava edição
Depois de passar por Triunfo, no Sertão do Pajeú, a oitava edição da Mostra Sesc de Cinema chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. De 26 a 29 de novembro, a Mostra criada com o objetivo de promover a democratização do acesso ao cinema e fortalecer a circulação das produções independentes nacionais, exibe filmes no Espaço Cultural Janela 353, sempre às 19h e no sábado (29), às 18h. As sessões são gratuitas.
Este ano, a Mostra recebeu mais de 2.100 inscrições entre março e abril, das quais foram selecionados sete longas e 48 curtas e médias-metragens, de 19 estados do Brasil, todos premiados com R$ 255 mil em licenças para exibição. Na categoria “Panorama Brasil”, que traz um representante de cada estado, Pernambuco é representado por “Filhas da Noite”, um documentário sobre o envelhecimento LGBTQIA+ sob a ótica de seis ícones da noite pernambucana, com direção de Henrique Arruda e Sylara Silvério.
A Mostra contempla ainda a etapa regional, que em Pernambuco contará com uma seleção de dois longas-metragens e 20 curtas, além do Panorama Infantojuvenil, uma seleção de dez curtas-metragens exibidos em setembro deste ano, no lançamento nacional do projeto, e que circularão pelo país em exibições gratuitas nas unidades do Sesc.
“Promover o acesso à cultura é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. Com a Mostra Sesc de Cinema, não somente aproximamos o público geral da sétima arte, como também fortalecemos a circulação das produções brasileiras”, destaca Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em Pernambuco. Ainda este ano, a Mostra circulará pelos municípios de Caruaru, Arcoverde e Recife.
Na cidade ribeirinha as exibições terão início na quarta-feira (26), a partir das 19h, com a Sessão Labirinto de Mim, que apresentará os curtas: “Conexão”, de Julie Ketlem (Livre); “Santo Graal”, dirigido por Giselle Gonçalves e João Oliveira (12 anos); “Marcado em Barro”, de Monique Morais (Livre); e “Todas as Memórias que Você fez pra Mim”, do diretor Pedro Fillipe (10 anos).
No dia 27 de novembro, o público poderá conferir na Sessão Futuros de um Pretérito Imperfeito, os filmes: “Mergulhão”, dos diretores Rogi Silva e Juliana Soares (12 anos); “Lança-Foguete”, de William Oliveira (12 anos); “PX Origens”, com direção de Adalberto Oliveira (Livre); e “Carpina – 11 de Setembro”, de Mery Lemos (Livre).
A Mostra terá continuidade no dia 28, na Sessão Sonhaturas com: “Nova Aurora”, dirigido por Victor Jiménez (Livre) e “A Terceira Ilha”, de Robério Brasileiro (Livre). O encerramento das exibições será no sábado (29), na Sessão Eu Prefiro com o filme de Henrique Arruda e Sylara Silvério, “Filhas da Noite” (12 anos)
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
Serviço: Mostra Sesc de Cinema – Etapa Petrolina
Quando: 26 a 29 de novembro
Horário: 19h e no sábado 18h
Local: Espaço Janela 353 (Rua Antônio Santana Filho, 353, Centro)
Entrada: gratuita
Informações: (87) 3866-7454
Fonte: Ascom



